O Google anunciou que seu navegador pode ser “bombado” com add-ons.
Mais quais valem o download?
Nossa dica: os que cumprem funções similares no seu outro navegador com extensões. A dúvida maior é se vai impactar no desempenho do navegador.
Até agora, tudo segue normal, em velocidade e leveza. Mas, nunca se sabe.
As 10 mais úteis, em nossa opinião, estão abaixo. Para saber como instalar as extensões, clique aqui.
1. Chromed Bird – Para quem utilizava o TwitterFox, depois o Echofon (eca!), o Chromed Bird parece suprir bem todas as necessidades. Pelo add-on é possível seguir amigos, escrever, responder e dar seus Rts, criar URLs curtas e receber notificações de novas atualizações.
2. AdThwart – Bloqueador de anúncios em páginas da internet. É pré-requisito para aquela navegação tranquila, sem pop-ups intrusivos. O add-on conta com uma lista de filtros constantemente atualizada e personalizável, também.
3. FlashBlock – Parceiro do AdThwart, o FlashBlock ajuda na hora de interromper os flashes das páginas acessadas, deixando seu carregamento mais rápido – depois você libera o flash, se quiser. O funcionamento é muito parecido com o app no Firefox.
4. OneNumber – GMail, Google Reader, Google Voice e Google Wave podem ser monitorados por uma única extensão, o OneNumber. A extensão oferece previews individuais dos serviços ou a abertura de todas as páginas com um duplo clique. Tem alguns bugs.
5. Cooliris – Definitivamente uma das extensões mais legais para o Firefox, o Cooliris também está disponível no Chrome. O add-on transforma a visualização de fotos em uma parede 3D de imagens para pesquisa, visualização e compartilhamento.
6. Google Translate – O Translate procura facilitar a vida de quem navega muito por páginas de idiomas que não entende muito bem. Um botão é adicionado à barra de ferramentas, facilitando as traduções de sites inteiros na internet. Tem detecção automática do idioma.
7. Google Quick Scroll – O recurso, para mim, é novo. O Google Quick Scroll permite ao usuário acessar mais rapidamente a área de uma página mais relevante para a pesquisa. Por exemplo: ao digitar “Linus Torvalds job”, escolhi uma matéria da Wired no resultado de buscas. O Quick Scroll me ofereceu um trecho em que a palavra job aparecia.
8. DotSpots – Pelo DotSpots é possível criar pequenos posts dentro de páginas da internet lincando para outros conteúdos, escrevendo comentários, chamando fotos, documentos e outros recursos.
9. Shareaholic – Twitter, Facebook, LinkedIn e outros serviços estão disponíveis em atalhos para compartilhamento de conteúdos na rede via Shareaholic. São mais de 80 serviços similares.
10. Select To Get Maps – Com o Select To Get Maps basta selecionar um trecho de uma página que seja um endereço para abrir uma caixa de diálogo oferecendo duas opções: exibir o local em um mapa ou mostrar rotas de acesso ao local.
Acho que voltando para a segurança poderia adicionar mais esses 3, que eu julgo serem de grande importância:
AdThwart é interessante, mas o Adblock + o botão de adblock tem uma base de dados para bloquear propagadas que é mais completo.
O WOT – web of trust, te fala se a página é identificada como confiável ou não. A qualificação é feita pelas pessoas que navegaram nela, e também serve para bloquear conteúdo impróprio para menores com senha.
FlagCrome – Mostra a bandeira de qual do pais onde a pagina esta hospedada e o IP dessa página. É sempre importante saber de onde vem os dados.