Este é o 1º artigo da série “10 tecnologias importantes das quais você nunca ouviu falar“.
Unicode – Usamos o computador para todos os tipos de comunicação, da mensagem instantânea ao e-mail, por exemplo. O problema é que essas máquinas não falam a nossa língua. Elas usam linguagem digital; antes de armazenar ou processar o texto, cada letra, símbolo e pontuação devem primeiro ser traduzidos para números.
Os primeiros PCs baseavam-se em um código chamado ASCII, que traduzia a maioria dos caracteres usados por idiomas da Europa ocidental. Mas isso não é suficiente na era da internet. O que fazer com o cirílico, o hindu e o tailandês?
Use o Unicode. Esse padrão define um número específico para cada letra, símbolo ou hieróglifo em mais de 30 idiomas e continua se expandindo. Embora incrivelmente complexo, desde que a Microsoft o adotou para codificação interna da família Windows de sistemas operacionais, ele ganhou notoriedade.
A maioria de nós nunca precisará saber quais números de Unicode representam cada caractere, mas a computação moderna dificilmente sobreviveria sem ele. Na verdade, é ele que permite que você leia essa reportagem pelo seu navegador Web, nesse instante.
Bem legal! Aproveitando: estou começando a engatinhar no lance de webdesign e aindatenho dificuldade com o tal ASCII. Será que vcs poderiam postar uma tabelinha de códigos?
valeu
Claro, Érica.
Vamos publicar hoje uma tabela com os caracteres especiais utilizados em html. Fique ligada.
Tá bem, vou aguardar. bjs