5 dicas para empreender sozinho

Você pode empreender e começar um negócio sozinho.

Mas isto não significa ser pequeno para sempre.

Muitos empreendedores que trabalham individualmente limitam o próprio crescimento por medo de não dar conta de um negócio maior.

Desenvolver produtos e estabelecer planos de longo prazo não são estratégias usadas somente pelas grandes empresas.

Quem empreende sozinho também pode e deve sonhar em ser grande. Se você está pronto para crescer recomendamos 5 regras a serem seguidas.

1-Tenha um plano e uma visão
Separe um dia da semana para desenhar um mapa do seu negócio. Avalie seu progresso ao longo de um período de tempo e identifique o que pode ser melhorado ou implementado. Você pode guiar-se por algumas perguntas, tais como: Qual é o seu plano? Como o seu negócio pode crescer? Como esse crescimento pode ser planejado? Quais as suas ideias para aumentar as vendas e o lucro?

2- Não fique completamente sozinho
De fato, estar sozinho cria um certo limite ao crescimento. À medida que você cria seu plano de negócios, faça uma descrição de suas funções. A partir daí, pense em alguma tarefa que poderia ser delegada a outra pessoa (pode ser um prestador de serviço ou freelancer), e quais aquelas a que você poderia se dedicar mais tempo. Se você deixar as finanças aos cuidados de um contador, por exemplo, isso vai te dar mais tempo livre para as ações que vão fazer seu negócio crescer.

3- Siga suas próprias regras
Planos são flexíveis. Novos caminhos e oportunidades vão surgir, mas quando você tem uma missão e um plano de como chegar lá, você pode sempre voltar a eles para não se afastar dos seus objetivos de longo prazo.

4- Não compare
Procure ser original e não siga as ideias das outras empresas. É importante ficar de olho na concorrência, mas por razões estratégicas. Mantenha o foco em você, no seu plano e nos seus objetivos. É isso que importa. A comparação que você deve fazer é como está o progresso real em relação ao seu plano de negócios.

5- Comemore toda forma de sucesso
Mantenha-se motivado celebrando cada avanço e cada cliente conquistado.  Os resultados financeitos virão se o seu nível de motivação continuar lá em cima. Para isso, esteja sempre consciente das suas pequenas vitórias.

COMPARTILHAR

Comentar