Conheça e siga a política de mídia social da sua empresa
É permitido o uso de redes sociais nos PCs da empresa? Com que frequência? Quais sites?
Você pode comentar sobre assuntos da empresa?
Quais informações da empresa você tem permissão para compartilhar?
Quem você deve consultar se você tiver uma dúvida a respeito de qualquer uma destas questões? Todas essas perguntas e mais devem ser respondidas na política de mídia social da empresa. Se você nunca leu a política da sua empresa, leia agora. Se a sua empresa não possui, sugira a criação de uma.
Use senhas diferentes para o trabalho e contas de mídia social
Senhas fortes são importantes. Uma senha vulnerável na sua conta do Facebook pode, ser clonada e comprometer a sua reputação pessoal e amigos. Não aumente o risco usando a mesma senha para a sua rede corporativa.
Sempre faça log off
É segurança inteligente fazer o log off do computador ao sair da sua mesa. É ainda mais importante quando as suas contas de rede social estão abertas. Se você sai da sua mesa e deixa o navegador aberto no Facebook ou no Twitter, você está implorando para um colega de trabalho postar uma atualização ridícula de status em seu nome. Na verdade, é uma boa política fazer o log off de qualquer site quando você não estiver usando. Você não quer ganhar a reputação de funcionário que está sempre no Facebook.
Evite correr riscos desnecessários
Não clique em links encaminhados que você não tem certeza se são confiáveis – verifique qualquer URL com a ferramenta gratuita Browsing Protection da F-Secure. Se alguém pedir ajuda financeira para você ou para divulgar algo controverso, verifique quando chegar em casa. O mais importante, deixe a instalação de software para os especialistas. Se é preciso instalar um plug-in para ver algo relacionado a uma página do Twitter, você provavelmente não precisa ver esta página.
Pense no que você compartilha e com quem
Você nunca deve postar qualquer coisa na web que não gostaria de ver em um jornal. Considere tudo o que você postar — incluindo itens que são limitados somente a “amigos” ou “amigos de amigos” — para potencialmente estar em domínio público.
E você, já passou ou sabe de alguém que tenha vivido alguma situação constrangedora ou inusitada envolvendo redes sociais no trabalho? Compartilhe o caso.
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