Seja para conseguir um preço menor com um fornecedor, ou discutir condições de pagamento com um cliente, saber negociar é fundamental para ter sucesso nos negócios.
Foi-se o tempo, porém, que agressividade e confiança eram sufiocientes para sair ganhando em uma negociação.
Empatia com o outro e gentileza são consideradas hoje algumas das características mais relevantes na hora de negociar.
Para começar a melhorar suas habilidades de barganha, ela selecionou sete sugestões de diferentes autores sobre o assunto. Veja a seguir.
1 -Escute bem antes de falar
Sempre haverá tempo para falar depois que a outra pessoa terminou o que tinha para dizer. Seja paciente, pois isso o ajudará a entender melhor o que o outro pensa e quer da negociação. Não se guie por suas suposições sobre o que o outro tem em mente. A melhor postura é entrar no diálogo com a cabeça aberta.
2- Use o medo a seu favor
A maior parte das pessoas com quem você pode vir a negociar está tão preocupada e ansiosa quanto você. Esse é um dos motivos por que a gentileza é a estratégia recomendada por especialistas. Segundo a autora, quem age com empatia e cordialidade quase sempre consegue os melhores resultados. A postura ideal é uma combinação de profissionalismo, ética e boas maneiras.
3- Evite contar histórias
Em uma negociação, ser verdadeiro sobre sua real situação é a melhor escolha. Isso é mais importante ainda quando se está negociando financiamentos ou empréstimos. Você não quer que sua credibilidade seja prejudicada em uma negociação. Quanto mais honesto você for com a outra parte, ou partes, maior a probabilidade de um resultado satisfatório.
4- Estude
Quanto mais informação e conhecimento sobre a situação que vai estar em pauta na negociação você tiver, melhor serão suas chances de se sair bem. Preparar-se é fundamental para mostrar consistência nos seus objetivos e propostas. Se você souber defender sua posição com confiança, será mais fácil persuadir a outra parte na negociação.
5- Abandone a agressividade
Ameaçar e intimidar não têm o impacto que muitas pessoas acreditam ter. Se a negociação ficar tensa, o mais provável é que nenhuma das partes irá ceder. Ao invés de ver o outro como um adversário, procure encontrar o que há em comum e uma dose de reciprocidade.
6- Quando tudo parece perdido, tente algum outro benefício
Se a negociação não está indo para lugar nenhum, você pode desistir. Mas antes de fazer isso, pare e pense em alguma coisa que você ou sua empresa podem ganhar da situação. Talvez pedir a participação de outra pessoa no processo, ou aproveitar uma situação que parece ruim como uma oportunidade de preparar alguém de sua equipe para lidar com ela.
7- Lembre-se: Você já é um profissional nisso
Todo mundo negocia alguma coisa todos os dias. Essas experiências servem para dar mais habilidade para negociações importantes e para ganhar a confiança que você precisa para conseguir o que quer.
COMPARTILHAR
Nenhum Comentário