Estudante recria Super Mario Bros. em 64 pixels

Versão minimalista roda em um “console” baseado no sistema embarcado Arduino

por Antonio Blanc

Juntando videogames, hardware facilmente hackeável e uma boa dose de criatividade, a estudante universitária norte-americana Chloe Fan criou uma versão minimalista do clássico “Super Mario Bros”. O jogo, muito simples, roda em uma placa Arduino Nano, uma versão menor das populares e baratas placas Arduino muito utilizadas em projetos de sistemas embarcados graças à sua versatilidade e facilidade de programação.

O display é uma matriz de LEDs vermelhos dispostos em um arranjo de 8×8 “pixels”, e os controles se limitam a apenas dois botões: andar para frente e pular. O som fica a cargo de uma segunda placa Arduino e um pequeno alto-falante. Não há inimigos ou power-ups, o objetivo é apenas avançar pela fase e evitar ser esmagado pelo cenário.

Segundo Chloe, o projeto foi criado para a disciplina de “Gadgets, Sensors, and Activity Recognition” da Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA. A estudante soube aproveitar em seu projeto vários componentes já disponíveis na internet, como código-fonte de outros projetos em Arduino, partituras de músicas e mapas de fases de “Super Mario Bros.”. Mantendo o espirito Open Source, todo o código-fonte do “Mario Minimalista” está disponível na internet, junto com um vídeo demonstrando seu funcionamento, em http://vimeo.com/9928343

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Um Comentário

  1. joao augusto 29 de março, 2011

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