Conceito
Benchmark aplicado à web é a pesquisa dos melhores padrões utilizados nos diferentes websites com ênfase naqueles que apresentam características de Ai e UX eficientes e comprovadas.
No benchmark a pesquisa, avaliação e comparação não representam um fim, mas um meio para apoiar um processo de melhoria.
É uma forma de aprendizagem, pois procura as melhores práticas para determinados segmentos de web, seguido de uma cuidadosa análise para encontrar o melhor meio de implementar aquele “padrão” encontrado dentro do seu projeto.
Sem esquecer um aspecto extremamente importante neste processo: a ética.
Processos
- Planejamento. Desenho e concepção visando a solução dos fatores críticos para o sucesso do site;
- Pesquisa. Identificar as melhores práticas e adquirir dados;
- Análise. Comparar o desempenho e identificar áreas de melhoria;
- Adaptação. Implementar as melhores práticas encontradas e fazer testes para confirmar se estes padrões atendem aquilo que o site se propôs diante de seu público alvo.
Benefícios
- Introdução de novos conceitos de avaliação e novos padrões;
- Melhora o conhecimento sobre seu cliente e sobre o projeto;
- Identificação clara das áreas que precisam de melhorias (áreas críticas);
- Estabelecimento de objetivos viáveis e realistas (sem viagens mirabolantes em busca do projeto perfeito);
- Melhorar o conhecimento da própria organização;
- Melhora o conhecimento dos concorrentes de mercado dentro da web;
- Aprendizado focado no que há de melhor no mercado.
Enfim, benchmark é uma metodologia bem orientada e séria que só tem a acrescentar em qualquer projeto de sites institucionais, portais ou mesmo sistemas. Utilize, comprove e depois me conte.
Sobre a autora
Íris Ferrera lida com arquitetura da informação, usabilidade e SEO. Trabalha para o Worbi Internet Business (grupo Meta), mantém o blog SEM Dúvida! e o Twitter @irisfererra.
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