Uma empresa bem-sucedida tem mais que prestígio e referência no mercado, tem clientes satisfeitos e fiéis.
Mas conquistá-los requer mais que produtos com qualidade, preço justo e condições de pagamento facilitado.
É preciso conhecer a sua clientela e o perfil de cada um.
O único método capaz de identificar e atingi-los de forma eficaz é reunir dados através do cadastro de clientes.
Se a sua empresa ainda não possui, é hora de iniciar a coleta das informações e agir.
Confira algumas dicas para produzir o seu banco de dados e saiba como fazer uso dele de maneira que lhe traga bons resultados a curto e longo prazo. O intuito principal é gerenciar o relacionamento com os seus clientes e fidelizá-los.
- Defina como será o banco de dados: manual, através de fichas impressas, ou digital.
- Além das informações básicas como nome, endereço completo, telefone e e-mail, analise quais dados do cliente são importantes para as estratégias e os interesses da sua empresa.
- Estimule o cliente a fornecer os dados. Evite que ele se sinta obrigado ou pressionado com relação ao preenchimento da ficha cadastral.
- O momento ideal para solicitar o cadastramento é no ato do primeiro contato. Jamais no final da conversa ou da compra.
- Faça a manutenção do banco de dados no mínimo uma vez por ano. Ao contrário dos endereços, os telefones e os e-mails mudam constantemente.
- Os dados coletados não têm valor por si só. É essencial que eles sejam vinculados com estratégias da empresa ou a uma ação promocional.