Compartilhando arquivos numa rede com sistemas operacionais diferentes

Esta é a última parte da série “Montando uma rede com sistemas operacionais diferentes
Compartilhando seus arquivos
Assim como acontece com impressoras, armazenamento pode ser muito mais prático quando em rede.
Antigamente, compartilhamento de arquivos significava dedicar um computador inteiro a esse serviço.
Hoje em dia, dispositivos NAS (Network Attached Storage) – em geral do tamanho de um HD externo – fornecem espaço em disco sempre disponível a qualquer usuário da rede, por meio do protocolo SMB.
Para se conectar a um compartilhamento SMB a partir do Windows – seja a um dispositivo NAS ou a outro computador – abra Meus locais de rede e navegue pelos compartilhamentos disponíveis no atual workgroup.
Assim como as impressoras, o Windows XP vai exibir apenas o que estiver disponível para o workgroup a que você pertence. Para ver os arquivos compartilhados na rede local via SMB no OS X, navegue pelo Finder; servidores disponíveis serão listados em ‘Shared’ no painel à esquerda da janela; ou então escolha Go, Network no menu. No Ubuntu, escolha Places, Network.
A exemplo das impressoras, nem todos os dispositivos de armazenamento estão conectados diretamente à rede. O OS X, o Windows (Vista ou XP) e o Linux permitem que você compartilhe arquivos guardados em seu computador com outros usuários da rede, e que navegue pelos arquivos compartilhados em outros PCs.
Para compartilhar documentos no Windows, primeiro habilite Compartilhamento de arquivos e impressora (como detalhado acima). No Windows XP, navegue até a pasta que você quer compartilhar, clique com o botão direito nela, escolha Compartilhamento e Segurança e marque Compartilhar essa pasta na rede.
Para permitir que outros usuários a editem, clique em Permitir que usuários da rede mexam em meus arquivos. Por padrão, o Windows Vista solicita que os usuários forneçam um login e uma senha antes de terem acesso aos compartilhamentos.

Caso você queira compartilhar arquivos com alguém na rede sem ter que criar uma conta de usuário para cada pessoa, desligue a função Compartilhamento protegido por senha no Centro de compartilhamento e rede antes de tentar acessar pastas e documentos.

Para compartilhar algo no Vista, clique com o botão direito no conteúdo, vá em Compartilhar, selecione Todos (os usuários dessa lista) da lista de usuários e grupos disponíveis para compartilhar, clique em Adicionar e em OK.
Para compartilhar arquivos no OS X, abra Preferências de Sistema, clique em Compartilhamento, marque Compartilhamento de arquivos, clique em Opções, selecione as pastas compartilhadas (se houver) que você quer partilhar via SMB (pastas públicas são compartilhadas por padrão), marque Compartilhar arquivos e pastas usando SMB, digite a senha da conta para cada pasta selecionada quando for solicitado e clique em Pronto.
Para compartilhar uma pasta com todos da rede no Ubuntu, selecione a pasta em File Browser, escolha Arquivo, Propriedades, selecione a aba Compartilhar e marque Compartilhar essa pasta.
Após seguir esses passos, a rede de sua empresa estará funcionando plenamente. Agora seus funcionários podem focar no crescimento do seu negócio.

COMPARTILHAR

3 Comentários

  1. Jhonathan 8 de maio, 2009
  2. Eduardo Tetera 8 de maio, 2009
  3. Carlito 2 de fevereiro, 2011

Comentar