O Google Docs, Aprex e outras ferramentas web já são parte do dia-a-dia nos escritórios de grandes empresas. E você, já tem seu escritório virtual?
Muitos empresários às vezes ficam impossibilitados de gerenciar de forma eficaz seus e-mails, arquivos e agenda. A web 2.0 e as ferramentas de escritório online estão mudando esse cenário. Já podemos ficar mais tempo na rua atendendo nossos clientes e fechando contratos sem ter de voltar correndo para o escritório.
A versão gratuita do serviço brasileiro Aprex está substituindo o Outlook em várias empresas. Os contatos e a agenda passam a ser acessados pela web e elas fatalmente migram para a versão paga.A chegada dos escritórios online, como Aprex, Google Docs e Zoho, abre um novo leque de possibilidades para profissionais autônomos e empresas, principalmente nas pequenas e médias. Com opções pagas ou gratuitas, os novos serviços dão acesso a recursos como processador de texto, planilha, apresentação, agenda, calendário e disco virtual, onde quer que o funcionário esteja. Silenciosamente, também vão substituindo o uso de clássicos como o pacote Office, que ainda não dá sinais de cair na web.
A Grife do Google
De fato, uma das grandes sacadas dos escritórios online está em combinar duas das mais fortes características do trabalho no século 21: a colaboração e o trabalho remoto. Nem sempre a iniciativa de usar ferramentas de compartilhamento parte das equipes de TI. Tanto nas pequenas empresas como em departamentos das grandes, muitas vezes são os funcionários que dão a largada. É uma planilha aqui, um documento ali. Nesse cenário, quem vem brilhando nas telas é o Google Docs, que tem um modelo de uso gratuito. Embora a ferramenta ainda perca pontos pela instabilidade — não é raro ver apresentações, planilhas e textos congelando no monitor —, o uso vai crescendo rápido, inclusive no Brasil.
Quando você adere ao Google Docs para salvar online planilhas eletrônicas de finanças, apresentações e documentos, não precisa mais ficar carregando um bolo de papel. Você abre as planilhas no Google Docs e faz as consultas com dados atualizados. Os documentos e contratos de sua empresa ficam todos arquivados no Google.
Com as planilhas do Google Docs, distribuidores e seus clientes interagem e podem acessar planilhas de preços sempre que precisarem. Chega de ter que enviar tabela sempre que atualiza os preços.
Escritório na Faculdade
Até as salas de aula começam a se render aos escritórios online. Um exemplo é a Faculdade Impacta de Tecnologia, que aderiu ao Aprex em julho de 2007, sob a supervisão do professor José Luiz Moraes de Souza, que formou um grupo de 40 alunos de graduação e três de pós-graduação para testar a ferramenta e identificar suas possibilidades no meio educacional. Eles compartilham arquivos, tiram dúvidas das tarefas, comentam no blog, checam calendários e descrevem as atividades do grupo. Tudo remotamente.
Com recursos de calendário, contatos, tarefas, bloco de notas, blog, enquete, disco virtual e e-mail marketing, o brasileiro Aprex tem hoje mais de 25 mil cadastrados, entre o serviço pago e o gratuito (as ferramentas são as mesmas; a diferença está no número de usuários disponíveis e no espaço no disco virtual).
A integração com ferramentas de comunicação entre grupos de trabalho, como VoIP, conferência e mensagens instantâneas é o próximo passo da Aprex. Mas nessa área o Google já largou na frente.
Olá
Adorei o assunto, acredito que será de muita valia. Pois estou concluindo esse semestre o ensino superior e o meu assunto tem muito a ver com o seu.
Gostaria, caso você tenha, de receber mais informações sobre o escritório virtual.
Agradeço desde já.
Taís
taisfernandes@terra.com.br
Taís, existem ferramentas e aplicativos utilíssimos para dar um UP nos escritórios virtuais e empresas online.
O Plaxo, por exemplo, é outra grande opção para sincronizar contatos, agendas, etc.
De onde você é? Qual graduação está concluindo?
Já me convidaram pra entrar nesse Plaxo. Como funciona isso?
Oi
Adorei esta assunto e estou colhendo mais informações pois quero montar um escritório em minha casa. Como devo fazer? Será que vocês podem me ajudar??
No aguardo de uma breve resposta.
Elisa
Claro, Elisa. Diga o que precisa e vemos o que pode ser feito.
Gostaria de mais informações para montar o meu escritório virtual. Como fazer?
Aguardo retorno
Ola estou muito interessado no assunto e tambem gostaria de receber mais informações de vcs;sobre como montar e quanto vou gastar para montar um escritorio virtual?agradeço se puderem me ajudar.
Por favor, gostaria de receber todas as informações no intuito de (como) montar um escritorio virtual, bem como dos valores destinados para tal objetivo.
como faço para montar um escritorio virtual
Como agenda de contatos online, fica a dica da Agendafone (www.agendafone.com.br). Este aplicativo pode ser utilizado de forma colaborativa entre diferentes pessoas no trabalho.
Por favor, gostaria de receber todas as informações no intuito de (como) montar um escritorio virtual, bem como dos valores destinados para tal objetivo.
Gostaria de receber todas as informações no intuito de (como) montar um escritorio virtual, bem como dos valores destinados para tal objetivo.
Gostaria de receber informações detalhadas, por e-mail se possível, de como se montar um escritorio virtual e seus custos e equipamentos necessários.
gostaria de receber informãções de como montar um escritório virtual, passe para o meu email essas informações seus custos e equipamentos adequados.
Como fazer para montar um escritório virtual? um programador faz isso desenvolvendo soft, ou é um tipo de licensa paga? quero receber isso com mais detales por e-mail, se possível.
Grato.
Boa tarde!
Estou precisando de um modelo de contrato de prestação de serviço entre o escritório virtual e o cliente alguém ai pode me ajudar?
Sou corretora de imoveis, e gostaria de abrir um escritorio virtual pois um escritorio normal tem muitos custos . Por favor me digam o que fazer, de que forma, e quanto custa. Preciso de resposta urgente