Comprovado: Os testes são a melhor maneira de aprender sobre um assunto.
Fazer um teste não é apenas uma maneira de provar o quanto você sabe sobre um assunto, mas também um jeito de aprender.
E funciona melhor do que outras técnicas de ensino.
Estudantes que leem o trecho de uma matéria e fazem um teste sobre o que leram, conseguem reter cerca de 50% mais informação, uma semana depois, do que os estudantes que usam outros métodos, como estudar o mesmo trecho várias vezes ou desenhar e escrever sobre o assunto estudado.
Estes métodos parecem dar aos estudantes uma ilusão de saber a matéria melhor do que de fato sabem.
Aprender tem a ver com retenção de informação, reconstrução de aprendizado e estamos descobrindo uma coisa fundamental sobre como a mente funciona quando se fala em retenção.
Pesquisadores encarregaram 200 alunos de dois experimentos a partir da leitura de vários parágrafos sobre um tema científico. Veja:
1. No primeiro experimento, os estudantes foram divididos em quatro grupos: um leu o texto por cinco minutos; outro estudou o trecho em 4 sessões consecutivas de cinco minutos; um terceiro mapeou as informações em um diagrama detalhado; e um quarto grupo fez o teste de retenção escrevendo sobre o que tinham lido por dez minutos, relendo a passagem e fazendo outro teste em seguida. Uma semana depois os quatro grupos deram respostas curtas em um teste que pretendia provar a habilidade de cada um de lembrar da matéria e das conclusões lógicas baseadas nela.
2. O segundo experimento focou no conceito do teste de retenção, com cada estudante fazendo um exercício usando um dos métodos. Na fase inicial, os estudantes que usaram diagramas incluíram mais detalhes que os que apenas leram o ensaio. Na avaliação da semana seguinte, no entanto, os estudantes que fizeram o teste tiveram o melhor desempenho.
COMPARTILHAR