Esta dica é útil porque, ao exportar um DVD no formato de vídeo AVI, você pode guardá-lo no computador, enviar, compartilhar, fazer upload, tocar no carro, etc.
O tutorial é simples e vamos usar o FormatFactory, um programa bem conhecido por ser capaz de fazer todo tipo de conversões, como transformar arquivos de imagens, vídeos e áudios para diversos formatos, além de fazer cópia de discos – que e o recurso que vamos utilizar.
Pra começar, basta abrir o FormatFactory e localizar, na aba à esquerda, o menu “ROM DispositivosDVDCDISO”. Clique sobre ele e, nas opções que surgiram, escolha “DVD para Arquivo de Vídeo”.
A janela vai exibir as informações relacionadas ao disco inserido no drive do computador.
1. A parte que nos interessa é a “Configurações de Saída”; selecione os títulos no DVD que serão convertidos. Essa opção é útil para você copiar não somente o vídeo principal, mas também extras, caso eles existam.
2. Agora vamos configurar as definições relacionadas ao arquivo final. A primeira delas é o formato de saída. Além do AVI, o FormatFactory pode converter para mais oito formatos diferentes.
3. Depois selecione o idioma da legenda. Na lista aparecem todas as legendas disponíveis no disco; escolha uma. Você também pode não extrair nenhuma legenda, ideal para vídeos com áudio em português.
4. A seção “Audio Stream” permite selecionar o áudio convertido. Aqui você vê todas as opções disponíveis no disco e escolhe se quer em idioma original ou dublado. Por fim, em “Título do Arquivo”, digite o nome que receberá o arquivo final.
Você pode também clicar na opção “Configurações de Saída” e editar manualmente várias informações relacionadas a áudio, vídeo e legenda. Nessas opções, é possível usar perfis pré-estabelecidos, como “Alta qualidade e tamanho”, bastante útil para quem não tem muito conhecimento.
Atenção: quanto maior for a qualidade do vídeo (como a resolução escolhida, etc) maior será o arquivo final.
Depois de configurar tudo, clique no botão “Converter”. Você vai voltar à tela inicial do FormatFactory, e agora basta clicar em “Iniciar” para que comece o processo de conversão. Quanto maior for o arquivo final (ou quanto mais arquivos forem convertidos), mais tempo leva para que tudo seja finalizado.
COMPARTILHAR