Redes sociais são usadas por 97% das empresas

Estudo global, incluindo Brasil, aponta que o Facebook é utilizado por 74% das companhias.

As companhias conseguiram entender a importância das ferramentas de colaboração baseada em mídias sociais para seus negócios.

Pelo menos é o que revela uma pesquisa global realizada com 4 mil usuários finais e mil tomadores de decisões de negócios e de TI em 22 países, incluindo o Brasil.

O estudo apontou que a maioria das empresas (97%) está utilizando as tecnologias de redes sociais na empresa.

O levantamento foi conduzido entre 13 de março e 16 de abril de 2013 e englobou os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Países Nórdicos, Espanha, Suíça, Reino Unido, Austrália e Singapura.

O estudo da Avanade também revela concepções comuns quando se trata da colaboração social.

Os entrevistados que adotaram as tecnologias de mídias colaborativas em suas empresas relataram que utilizam tecnologias sociais que possuem o consumidor como foco.

O Facebook foi apontado como a principal rede utilizada por 74% dos entrevistados, apresentando uma taxa duas vezes maior que o Microsoft SharePoint (39%), quatro vezes maior que o IBM Open Connections (17%) e seis vezes maior que o Salesforce Chatter (12%).

No Brasil, este cenário reflete os mesmos resultados, destacando o Facebook como a plataforma social mais utilizada, com 75% dos pesquisados, seguido do Twitter (49%) e Linkedin (47%).

Estes dados indicam que as empresas brasileiras são abertas ao uso das ferramentas de colaboração social, mas ainda não têm o conhecimento necessário para utilizar as plataformas corporativas, aproveitando plenamente todos os recursos da colaboração social.

Ao observar as intenções dos entrevistados, há uma indicação de que esta tendência pode mudar nos próximos 12 meses.

Os tomadores de decisão que planejam adotar tecnologias sociais relatam que o Microsoft SharePoint (23%) e o Salesforce Chatter (23%) estão no topo de suas listas de implementações de colaboração planejadas para o próximo ano.

Apesar do Facebook estar atualmente na primeira posição entre as tecnologias de colaboração social em uso hoje, quando perguntados sobre quais ferramentas sociais as empresas gostariam de adotar no próximo ano, a rede social mais popular do mundo caiu para o final da lista, com apenas 8% dos tomadores de decisão entrevistados o considerando uma prioridade.

COMPARTILHAR

Comentar