É mais fácil perder todos os contatos de uma só vez quando se está o tempo todo conectado, porque uma falha de sincronização ou um erro de configuração num serviço de nuvem pode espalhar o problema rapidamente.
Mas nem sempre a perda é irreversível, e há formas de evitar uma perda em massa.
Veja como:
Coloque o smartphone em modo avião. Como quando o aparelho é colocado no arroz depois de ser molhado, o modo avião, neste caso, pode fazer com que o problema não se espalhe. Isso desativa todas as conexões, impedindo a sincronização com serviços em nuvem que deletariam os contatos em todos os outros aparelhos conectados.
Verifique possíveis configurações equivocadas no aparelho, pois às vezes os contatos não foram efetivamente deletados, só escondidos. Pode ser que alguma modificação tenha interrompido a sincronização ou bloqueado a visualização de determinados grupos, dando a impressão de que os nomes desapareceram da lista.
Isole outros dispositivos conectados ao smartphone. Se seus contatos estão sincronizados com o computador e este estava desligado quando você notou o problema, desative a rede sem fio e desconecte o cabo de internet da máquina antes de ligá-la. Isso impedirá uma sincronização automática, preservando os contatos no computador.
Uma boa dica para evitar problemas é sempre manter backups, tanto em outros dispositivos – como o computador – como na nuvem. Serviços como iCloud, Google Drive e Dropbox oferecem essa possibilidade gratuitamente, porque uma lista de contatos não consome muito espaço. Se algo de ruim acontecer com um aparelho, você sempre terá os contatos à disposição.
COMPARTILHAR