Disponível para dispositivos Windows e Mac, o programa LightShot tem como objetivo otimizar a experiência de capturar telas (o popular “printscreen”).
A ferramenta não captura a tela inteira. Ao apertar a tecla PrintScreen (ou PrtScn), que dá o comando, a tela do computador fica mais escura e o usuário usa o cursor do mouse para selecionar a área que ele quer que seja capturada.
A tela – ou o pedaço dela – pode ser salva no computador, copiada (para ser usada no lugar que você desejar), enviada para imprimir ou compartilhada.
O diferencial é que a ferramenta permite ao usuário mandar a imagem para suas redes sociais: você pode compartilhar o “print” diretamente no Facebook, Twitter, Pinterest ou VK (rede social russa).
O LightShot também disponibiliza a opção de armazenar a captura na nuvem.
Ao clicar no ícone correspondente, o programa gera um link no qual, ao acessá-lo, o usuário consegue ver o printscreen online.
Por último, é possível pesquisar imagens semelhantes à sua no Google.
Selecione o ícone do buscador e ele mostrará os resultados automaticamente.
Além de facilitar a vida dos fãs de capturas de conversas do Facebook, o LightShot também possibilita que os usuários desenhem com canetas, linhas ou quadrados, coloquem setas ou sublinhem o que acham interessante.
Há ainda a caixa de texto e a possibilidade de escolher a cor para fazer qualquer uma destas atividades.
O LightShot é gratuito e marca os pixels da área selecionada.
Para sair do modo PrintScreen, basta o usuário clicar no X que aparece no menu inferior da ferramenta ou apertar o botão Esc.
COMPARTILHAR