Por enquanto, o Twitter não pode fazer muita coisa além de esperar: esperar os engenheiros deles limparem a bagunça, e descobrirem exatamente o que aconteceu, e como evitar isso.
Nós entramos em contato, mas nos falaram que eles estavam “investigando” nossas perguntas, e isso é compreensível.
A resposta oficial deles é escrita como um relatório de bug:
Nós identificamos e resolvemos um bug que permitia a um usuário “forçar” outros usuários a segui-los. Nós estamos trabalhando agora para desfazer todo abuso do bug que ocorreu. Os números de seguidores e seguidos estão agora em zero; nós sabemos disso e isso logo será resolvido.
Parece óbvio que este bug estava aí faz um tempo, e era questão de tempo até que alguém o descobrisse. Também parece óbvio que o Twitter deveria ter notado o bug antes de liberar a função “ACCEPT” no site principal.
Por horas, milhares de pessoas conseguiram obter controle das contas no Twitter de outras pessoas com um truque tão fácil que até mesmo o cara mais noob conseguiria fazer. E eu acho que, por algum tempo antes de se tornar público, o bug fez pessoas como o Bora adicionar seguidores sem querer e sem saber. O Twitter foi exposto. Várias contas poderiam – e foram – de fato hackeadas: alguém agiu em nosso nome, com nossas identidades públicas do Twitter, sem nossas senhas.
No fim, o Twitter vai arrumar isso tudo, e eles vão limpar nossa lista de seguidos (ou nós vamos). Mas a preocupação permanece: e se isso fosse um pouco pior? E se um comando desse acesso a outras contas do Twitter além de forçar um follow? O que aconteceu foi uma inconveniência; o que poderia ter acontecido seria um desastre.
E foi assim que uma banda alemã de heavy metal destruiu o Twitter, mais ou menos.
No site do Gizmodo você vê as imagens dos tweets e um clipe da “Accept”, a banda que o turco Bora procurava.
COMPARTILHAR
ainda ñ uso o twitter e ñ tenho nenhuma vontade e/ou curiosidade em te-lo..