De posse de todos os insumos colhidos na etapa de diagnóstico, a equipe de planejamento inicia o desenvolvimento da estratégia de posicionamento do projeto nos meios digitais, que pode incluir também como funcionará a estratégia de links patrocinados.
Faz parte desse processo a matriz de SWOT, que prevê as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relativas ao site.
A etapa inclui também a estratégia de comunicação a ser utilizada com cada público-alvo e seus desdobramentos para uma presença eficiente na web.
Nesta fase, é muito importante que seja feita uma matriz cruzando os serviços, produtos, informações e seus públicos, com hierarquia em prioridades baixa, média e alta.
Esse insumo será fundamental no momento de desenho da arquitetura do site e deve ser validado pelo grupo de trabalho para evitar decepções futuras e frustrações da equipe. A metodologia de trabalho e a organização das informações são diretamente responsáveis pelo sucesso ou fracasso do projeto.
Exemplo de matriz cruzando públicos e serviços
Crianças | Jovens | Adultos | |
Cursos à distância | X | X | |
Pós-graduação | X | ||
Graduação | X | X | |
Educação básica | X | ||
Cursos de aperfeiçoamento | X | X |