A Amazon lançou hoje um aplicativo Kindle para BlackBerry.
Com isso, usuários dos smartphones da Research In Motion (RIM) passam a contar com a funcionalidade de ler livros digitais comprados pela loja online da Amazon, além de sincronizá-los com o leitor Kindle e outros dispositivos que suportem o e-book.
Com o lançamento, a linha BlackBerry se junta ao iPhone e iPod Touch que já possuem o aplicativo.
O software também foi disponibilizado para PCs com Windows. A Amazon tem planos de levar o mesmo produto para Mac e para o recém-lançado iPad.
Os livros eletrônicos adquiridos pelo site da Amazon podem ser baixados para o Kindle por meio da tecnologia wireless Whispersync. Ao lançar os aplicativos Kindle, a Amazon não aproxima clientes de seu e-reader ou pavimenta um caminho para vender o máximo de livros possíveis. De acordo com a companhia, a ideia de levar a aplicação para BlackBerry visa apenas a atender demanda de usuários.
“Desde o lançamento do aplicativo para iPhone no ano passado, clientes têm nos pedido para proporcionar experiência similar para a linha BlackBerry e, hoje, disponibilizamos isso”, afirma Ian Freed, vice-presidente do Amazon Kindle, em comunicado.
A Amazon possui 420 mil e-books disponíveis, incluindo 102 dos 112 bestseller do New York Times. Como a Amazon utiliza tecnologia de proteção de copyright própria, a loja possui menos da metade dos livros eletrônicos disponíveis nos concorrentes, como Sony e Barnes & Noble, que suportam um padrão de e-book aberto.
Ainda assim, o Kindle lidera com folga o mercado de e-reader. Ao apresentar os resultados o quarto trimestre fiscal, no mês passado, o executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos, afirmou que para cada dez livros físicos vendidos, ele comercializou seis e-books.
COMPARTILHAR