A batalha pela internet na palma na mão entre Apple e Nokia, a maior fabricante de celulares do mundo, deu um salto hoje, na apresentação do iPhone 3G.
Segundo a Apple, a nova encarnação do iPhone é 36% mais rápida que o N95, um ícone da Nokia, e o Treo 750, que roda Windows Mobile. A Apple fez as contas e mostrou a comparação, ou melhor, a provocação. Nas fotos, aliás, o Safari dá um show de exibição de uma página do site da revista National Geographic, carregadíssima de imagens.
Hoje é dia do iPhone, e não sobrou para ninguém em termos de atenção de qualquer ser humano minimamente interessado em novidades high tech. Daqui para frente, depois de vender 6 milhões de celulares em 12 meses, a Apple vai repetir o show que vem dando no último ano?
Vai depender tanto das qualidades conhecidas e ainda desconhecidas do iPhone quanto do que fizerem seus concorrentes. HTC e Samsung já mostraram sua artilharia, com o Diamond e o Omnia. Da Nokia, sabe-se que vem o Tube, daqui a alguns meses, um smartphone intermediário. Em 2009, um celular poderoso como o N 95, com touch screen e teclado QWERTY.
A política de preços vai contar muito, como em qualquer mercado de massa. A Apple mostrou hoje que pode abrir mão de preços em função da massificação do iPhone, ao aumentar o poder de fogo do aparelho e, simultaneamente, baixar seus preços. HTC e Nokia, que trabalham com vários de seus melhores produtos no topo do mercado, vão acompanhar essa decisão? É provável que prefiram se diferenciar investindo em aparelhos com muito mais recursos. A conferir nos próximos meses.
A briga vai ficar melhor ainda quando o Google, hoje em dia a empresa mais influente do mundo em tecnologia, começar a disputar seu próprio espaço na internet móvel com a sua plataforma Android. Obviamente, o Google não está se mexendo para dominar um nicho, por mais próspero e atraente que ele seja. Talvez aí a Apple encontre seu concorrente mais formidável. via Internet Buzz