por Fernando Panissi
O teclado sempre esteve presente na vida dos usuários de computador.
Digitar comandos em telas pretas com um cursor verde (branco, laranja e etc) era comum e muita gente até hoje ainda acha isso muito prático.
O mouse revolucionou a forma com que as pessoas usavam computador e foi a porta de entrada para o surgimento de sistemas como o MacOS e o Windows.
A interatividade de interfaces com janelas trouxe a praticidade e a usabilidade à computação.
Hoje o mouse já não é forma mais moderna de interação com a máquina. As telas touch screen – sensíveis ao toque – vêm se popularizando, principalmente em dispositivos móveis. PCs com essa tecnologia ainda não são para todos, mas se depender dos fabricantes e dos desenvolvedores de aplicativos isso irá mudar nos próximos anos.
O fato do Windows 7 estar preparado para trabalhar com telas multitoques é um indício.
Quem trabalha o dia inteiro em um notebook acaba comprando um mouse portátil pois usar o “touchpad” não é algo tão prático. Este fato corroborou com a manutenção de um antigo hábito: usar teclas atalho para realizar tarefas no computador.
Parece um recurso retrógrado pensando no mouse e principalmente nas telas sensíveis ao toque, mas quando o assunto é produtividade nada é mais rápido do que não precisar tirar a mão do teclado para nada.
Todos os programas e sistemas operacionais contam com teclas atalho. Alguns programas são totalmente manipuláveis por teclado, sendo inclusive mais fácil operá-los desta forma do que com o mouse.
Vamos aos atalhos:
Nenhum Comentário