As 15 maiores farsas da internet

Já ficou tentado a enviar um determinado e-mail porque alguém lhe disse que a Microsoft iria pagar por isso? Acredita que o livros de Harry Potter fazem parte de um plano secreto para promover a bruxaria ou satanismo? E o que dizer das histórias de Richard Gere e seus animais de estimação? Se você nunca ouviu falar dela, continue assim, não vale a pena…

Desde que a internet invadiu a vida de todos nós algumas dezenas de lendas urbanas povoam a nossa imaginação. Quem nunca recebeu um email com notícias dramáticas de acidentes ou estórias fantásticas de coisas que você nunca imaginou serem possíveis? Pior, quando essas mensagens chegam com fotos que comprovam sua autenticidade, hein? É bem verdade que muitos desses contos são reais e podem ser comprovados. Por isso aqui estão 15 histórias que circulam pela web envolvendo tecnologia. Saiba no que você realmente pode acreditar.

Classificamos cada um deles com um índice, o “Mitômetro”, que varia de 1 (baseado em fatos reais) a 5 (uma completa tolice). Vamos a eles:

É possível identificar quem faz download de arquivos a partir de redes P2P (peer-to-peer)
Mitômetro: 2,5

Isso parece coisa do livro “1984”, de George Orwell. Alguns afirmam que quando você está fazendo download de um filme, programa de TV, música ou game utilizando uma rede P2P é possível identificar seu endereço IP. Porém, o BayTSP, que analisa o compartilhamento de arquivos em redes como o BitTorrent e o eDonkey, tem uma visão menos enfática sobre o assunto. O monitoramente permite descobrir endereços IP, data e horário do download e dados do provedor do usuário que fez o download. Mas somente quando o arquivo baixado é muito grande, caso contrário não dá tempo

E ainda há outros desafios: pode-se usar redes IP anônimas, esconder seu endereço IP enquanto navega na web ou mesmo as redes WiFi abertas tornam a identificação ainda mais difíceis. Mas usar IP dinâmico por meio de DHCP não vai lhe proteger. O provedor pode encontrá-lo verificando um endereço que foi utilizado em determinada horário e, assim, chegar até você.

Usar cartuchos de tinta de outro fabricante em sua impressora invalida a garantia do equipamento
Mitômetro: 5,0

Esta é uma das lendas mais recorrentes. De acordo com a Canon, Epson e Lexmark, o simples fato de utilizar suprimento de outro fabricante não viola a garantia. A única exceção a esta regra é se a tinta causar problemas à impressora. Cheryl Taylor, porta-voz da Epson, compara este fato à garantia dada aos pneus de um carro por, digamos 70 mil quilômetros. “Se algum problema acontecer com o uso normal dos pneus, a garantia cobrirá. Mas se você submetê-los a um estresse diferente daquele para o qual foram projetados, você perderá a garantia do fabricante”.

Digite as URLS das páginas que visitar e livre-se de ataques phishing
Mitômetro: 3,0

O caminho mais rápido para ter sua identidade roubada é clicar em um link de um e-mail de phishing e fornecer seus dados pessoais. Mas digitar www.seubanco.com.br no browser não garante que estará livre de ataque.

É possível ser vítima do chamado “pharming”, modalidade de ataque na qual URLs legítimas são interceptadas e direcionadas para outros sites. No caso de um banco, por exemplo, recomenda-se salvar o endereço no bookmarks do browser quando o site já estiver exibindo a página de logon. Isso funciona porque a maior parte dos ataques pharming ocorre com o objetivo de interceptar a página inicial dos sites.

Fique atento também aos avisos de segurança que o navegar emite caso detecte um certificado de segurança inválido. Outra dica é manter todas as atualizações de software em dia, manter ativo um bom firewall e assegurar-se de que a solução antivírus e anti-spyware esteja também atualizada. Soluções como o Spybot Search & Destroy e o WinPatrol podem ajudar nessa tarefa.

O Google pode encontrar qualquer coisa na internet e, uma vez que tenha localizado a sua informação, ela não pode mais ser apagada
Mitômetro: 4,0

Embora pareça mesmo que o Google possa achar qualquer coisa, a realidade não é bem esta. Ele é capaz de localizar algo na web apenas se esta página estiver linkada no serviço de buscas. Você também pode impedir que o searchbot do Google indexe o seu site – ou mesmo pedir para que eles removam páginas que já tenham sido indexadas – seguindo as orientações fornecidas pela empresa. Caso o seu site já esteja na teia do Google, vai levar um tempo para que os resultados sejam varridos do cache do sistema de buscas.

Comprar no eBay é algo extremamente seguro
Mitômetro: 3,5

O maior site de leilões do mundo e seu serviço de pagamento online PayPal oferecem um arsenal de ferramentas para se proteger de fraudadores, falsários, etc. Mas não é 100% seguro. Quem usa o PayPal para adquirir um item físico, está coberto por um seguro de 200 dólares. Entretanto, utilizar modalidades de pagamento como ordem de pagamento, cheque e transferência eletrônica podem representar riscos, e o seguro também não cobre itens não-físicos, como software e documentos eletrônicos.

Imagens estáticas podem queimar a tela de seu TV de plasma
Mitômetro: 2,0

Isso não chega a ser uma completa mentira, mas não é algo com que as pessoas devam se preocupar. De acordo com CrutchfieldAdvisor.com, monitores e TVs de plasma e de tubo podem queimar quando “uma imagem estática permanece no display por um tempo muito longo. Com o passar do tempo, estas imagens podem mesmo deixar uma marca definitiva na tela”.

Particionar e desfragmentar o HD garante melhor performance
Mitômetro: 2,0

De acordo com Mario Apicella, analista de tecnologia e guru em armazenamento da Infoworld, desfragmentar um HD grande pode melhorar o desempenho de um sistema Windows, porque o sistema operacional reutiliza cada cluster vazio que existir, mesmo que existe muito espaço vazio disponível.

Já particionar o disco rígido em dois ou mais discos lógicos não gera, necessariamente, melhora de performance, mas pode resultar em outros benefícios. Pode-se, por exemplo, criar uma máquina dual-boot ou deixar separados arquivos muito utilizados daqueles que são acessados com menos freqüência, o que resulta em menor fragmentação do disco e agilidade no procedimento de backup.

Utilizar cartões de memória high-speed em sua câmera digital faz com que ela tire fotos mais rapidamente
Mitômetro: 3,5

Cartões de memória high-speed permitem que as cameras digitais salvem os arquivos mais rapidamente. Mas isso não quer dizer que você vai poder tirar mais fotos em menos tempo. “Quando você aperta o botão disparador, a câmera tem que capturar e processar a imagem, e só depois salvá-la no cartão”, explica Mike Wonge, gerente de comunicação da SanDisk. Por isso, cartões mais “rápidos” aceleram apenas a última etapa do processo.

Baterias recarregáveis apresentam melhor relação custo-benefício do que as descartáveis
Mitômetro: 2,0

Na maior parte dos casos este não é um mito, mas é preciso levar em conta do tipo de bateria recarregável que se escolhe e a forma de utilização. As baterias NiCa e híbridas perdem a carga rapidamente quando armazenadas. Por esse motivo, não são adequadas para serem utilizadas em equipamentos pouco utilizados, tais como lanternas.

Já as baterias de íons de lítio têm a capacidade de manter a carga por muito mais tempo, mas não são encontradas em
muitos formatos. Nesse caso, a melhor alternativa é usar baterias e pilhas convencionais.

Acesso 3G ilimitado é realmente ilimitado
Mitômetro: 3,5

Algumas operadoras de telefonia celular anunciam planos de banda larga “ilimitado” que na realidade não são. O contrato proibe os usuários de enviar ou receber arquivos, visualizar webcams ou usar serviços de VoIP. Outras empresa também fixam um volume que se for ultrapassado pode causar rompimento do contrato.

As empresas sérias não impõe nenhum tipo de limite, embora ainda possa fazer o monitoramento para se assegurar de que o uso da banda não está muito alto. Outros pacotes ilimitados não impõe restrições no volume de dados nem proíbem download, upload ou streaming. Contudo, as teles “se reservam o direito de limitar ou suspender qualquer tráfego pesado e contínuo que impacte na performance da rede”.

Máquinas de raio-X em aeroportos podem apagar ou danificar cartões de memória em câmeras fotográficas
Mitômetro: 5,0

Definitivamente, não. Na realidade, cartões CompactFlash, SD e Memory Stick podem ser mais resistentes do que você possa supor. Testes realizados pela revista Digital Camera Shopper mostraram que os cartões de memória saíram ilesos de um mergulho em um copo de refrigerante, de uma sessão completa na maquina de lavar, do atropelo de um skate e das mãos de uma criança de seis anos.

Uso excessivo do telefone celular pode causar câncer
Mitômetro: 2,5

Ainda não está comprovado que usar o telefone celular cause algum tipo de problemas de saúde, a não ser que você o utilize enquanto está dirigindo, uma vez que pode se envolver em um acidente de trânsito. Entretanto, ele pode causar interferências em marca-passos, aparelho de surdez e desfibriladores.

Muitos estudos sobre o efeito da radiação gerada pelos celulares na saúde não são conclusivos ou são contraditórios, levando entidades de saúde pública a exigir que mais pesquisas sejam realizadas. Um estudo finlandês publicado em agosto pelo jornal Proteomics identificou que algumas pessoas geneticamente predispostas podem sofrer com esse tipo de radiação.

Na web, ou você é esperto, ou é melhor ficar fora dela.

Macs são à prova de ataques por malware
Mitômetro: 5,0

Os mais crédulos viram sua esperança desaparecer quando o perito em segurança Dino Dai Zovi levou para casa o prêmio de 10 mil dólares por ter conseguido seqüestrar remotamente um MacPro rodando Mac OS 10.4.

Ele levou menos de dez horas para encontrar uma vulnerabilidade do QuickTime da Apple e construir uma página na web capaz de explorá-la (mas é preciso ser justo: a versão Windows do QuickTime também é vulnerável a esse ataque). Em entrevista ao Computerworld (EUA), Zovi afirmou aque o Mac OS é menos seguro do que o Vista (deu até para ouvir Steve Jobs ranger os dentes após essa declaração).

Na realidade, usuários de Mac tem menor probabilidade de encontrar vírus do que usuários Windows, mas só porque malware para Windows existe em número muito maior.

Impressoras jato de tinta que usam cartuchos que combinam cores são mais dispendiosas do que aqueles que usam cartuchos com cores separadas
Mitômetro: 1,0

Eis aqui um exemplo de que é verdade. “Em um cartucho de cores combinadas, se a tinta amarela acabar, você terá de substituir o cartucho todo caso queira imprimir algo nesta cor”, afirma Cheryl Taylor, da Epson. Isso quer dizer que os cartuchos com cores individuais maximizam sua eficiência e acabam custando menos.

Charlie Brewer, do Hard Copy Supplies Journal, confirma esse fato. “É mais dispendioso imprimir com a maior parte dos cartuchos que combinam cores do que com os trabalham com as cores separadamente. Agora, ha casos em que um único cartucho de uma única cor custa mais do que um cartucho que oferece todas as cores”, diz ele.

Veja quanto você paga pelos cartuchos de impressora na matéria “O que é que custa quase R$ 6.000,00 por litro e não é nem de beber?”.

Se alguém conseguir invadir seu PC ou ele se tornar um zumbi, você vai perceber
Mitômetro: 4,0

Não necessariamente.

Se um hacker transformar o seu PC em um spambot, por exemplo, a bandeja de sistema pode alertá-lo de que o computador está enviando centenas de e-mails. Isso se o seu programa de segurança estiver configurado para analisar as mensagens que são enviadas.

Freqüentemente, os malwares fecham os programas antivírus, firewall e até o Windows Update para que possam tomar conta do seu sistema. O usuário nem percebe, até ser advertido pelo provedor de que seu endereço IP foi detectado por um bot ou porque as mensagens enviadas por esse usuário começam a ser rejeitadas. E acrescenta: “Não se pode confiar totalmente em suas soluções de segurança para proteger seu computador”.

Então como dizer se o seu PC está comprometido? Caso a máquina de repente começa a ficar lenta ou demora para ligar ou desligar, existe uma chance de ela estar infectada. Mas estes também podem ser sintomas de inúmeros outros problemas que não têm nada a ver com malware.

COMPARTILHAR

Comentar