É interessante notar que quando as telas de cinema foram modificadas para o CinemaScope, o filme plano no formato de academia (1.33:1), que assumia o formato de uma tela praticamente quadrada, passou a ser substituído por filmes fotografados em 1.66:1 ou 1.77:1, bem mais largos do que os filmes planos anteriores.
Eventualmente, o formato 1.85:1, ainda mais largo, substituiu os anteriores e está aí até hoje como padrão de filme plano widescreen.
Note que o filme plano se tornou mais largo, para poder se adaptar melhor o seu fotograma para a projeção em telas mais largas.
Neste caso, perde-se menos imagem acima e abaixo do fotograma, que no filme plano 1.33:1 mais antigo.
Ocorre que, no conceito de “widescreen” a tela larga de fato foi estabelecida na proporção de 2.55:1 e, em casos extremos, a 2.75:1. Eventualmente, o CinemaScope e posteriormente o Panavision anamórfico foram fixados em 2.35:1 e no caso das projeções em 70 mm em 2.20:1, que ganha tanto em tamanho quanto em largura.
Se uma tela de cinema for construída com esses valores acima em mente, ela terá o mesmo formato das telas dos cinemas de antigamente, e nós poderíamos afirmar que este seria o formato de tela para cinema correto!
Numa tela deste tipo, o filme que hoje classificamos como “widescreen plano”, a 1.85:1, se tornará um filme plano comum, isto é, bem menos largo do que a tela widescreen propriamente dita.
Quem freqüenta cinema viu as telas se reduzirem de tamanho e de largura. De início, pensou-se que seria devido às reduções de tamanho das salas de projeção. Porém, observando-se mais de perto a maneira como essas telas novas são construídas, nota-se que a largura das mesmas é o que de fato foi reduzido, em relação às telas anteriores.
Nessas circunstâncias, a tela Panavision convencional (2.35:1) estará contida numa tela de largura menor do que a prevista, e para compensar isto, só mesmo reduzindo a altura da tela. Os cinemas do tipo multiplex fazem isso, sem que o espectador perceba, abaixando uma moldura na parte superior da tela. Essa estratégia não é nova: no então moderno cinema Metro-Boavista, no Rio de Janeiro, uma moldura superior e outras duas laterais trocavam o formato da tela de Dimensão 150 (2.20:1) para o formato Panavision (2.35:1).
As telas de televisão, que também se baseiam numa largura constante, precisam ter esta largura definida previamente, e como ela é desprovida das necessárias máscaras usadas nas salas de exibição, a solução é inserir barras pretas ao redor da imagem:
Atualmente já existem bastante videoclipes musicais no formato 21:9, a imagem está mais estreita e comprida. O novo formato de televisão veio para suprir a necessidade de reproduzir essas imagens nos formatos reais.
Para uma pessoa que só vai ao Cinema ver o filme e pronto, essa é uma informação prá lá de excelente, eu como já fui Gerente de Cinemas em Aracaju quando passo essa informação para alguém pensam que eu estou querendo aparecer. Aos mal informados, recomendo ler esse comentário.