O que você faz para selecionar vários arquivos ou pastas no Windows?
Mantém a tecla Ctrl pressionada enquanto clica nos arquivos desejados, seja para apagá-los, movê-las para outra pasta ou disco ou abri-los, certo?
Ou marca arrastando o ponteiro do mouse sobre os diretórios ou arquivos, não é?
Estas opções são todas válidas. Mas o Windows Vista oferece outro meio mais prático de lidar com múltiplos arquivos.
É o uso de caixas de seleção.
Para ativar o recurso, abra uma janela do Windows Explorer (pressionar a tecla Windows e a letra E é o caminho mais rápido para isso), clique em Organizar e selecione o item Opções de Pasta e Pesquisa.
Em seguida, abra a guia Modos de Exibição e marque a opção Usar as Caixas de Seleção Para Selecionar Itens. Clique em Aplicar e em OK para fechar a caixa de diálogo.
Depois disso, sempre que você deslizar o mouse sobre os arquivos no Windows Explorer surgirão caixas de seleção que poderão ser usadas para marcar os itens com os quais deseja realizar alguma ação.
Este recurso, que pode ser ativado no sistema operacional, facilita o trabalho com vários arquivos ao mesmo tempo.