Por Daniela Braun
Em pouco mais de um ano de oferta de banda larga 3G a usuários de notebooks, netbooks e desktops pelas principais operadoras de telefonia móvel do Brasil, o número de consumidores em busca de uma oferta complementar de acesso e mobilidade ou da única opção de banda larga em suas regiões se multiplicou.
O volume de reclamações, contudo, seguiu o mesmo ritmo provocado pela instabilidade inerente ao acesso móvel e pela falta de informação sobre o serviço.
De janeiro a abril deste ano, o site Reclame Aqui, que abre espaço para a defesa de consumidores na internet, registrou 13.732 reclamações envolvendo serviços de banda larga 3G, um salto de 85% sobre o volume de 7.132 reclamações registradas no segundo semestre de 2008.
Segundo a IDC Brasil, o volume conexões de banda larga com modems 3G atingiu 2 milhões em 2008. O crescimento de 51,3% verificado entre junho e dezembro do ano passado deve se repetir no primeiro semestre deste ano, elevando o número de conexões 3G a mais de 3 milhões.
De acordo com as operadoras, a cobertura do serviço já chega a 60% do território brasileiro. No entanto, a qualidade do serviço ainda é muito instável. A velocidade sobe, desce e dependendo do lugar não funciona (…)
As torres que transmitem o sinal também têm uma capacidade limitada de acordo com o número de usuários atendidos.
A variação foi comprovada em um teste realizado em três regiões distintas da cidade de São Paulo. A análise feita com modems 3G das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo, conectados a um notebook, mostra que a velocidade de acesso em todos os serviços varia de acordo com o tipo de tarefa e com a localização geográfica do usuário.
Ainda há problemas técnicos e de esclarecimento sobre o serviço no Brasil. 75% das reclamações sobre banda larga 3G, este ano, envolveram variação de velocidade ou até ausência de sinal e 22% compreendem problemas de atendimento das operadoras.
A pessoa que está contratando o serviço geralmente não entende muito do assunto. E, em muitos casos, o próprio SAC não consegue explicar como funciona o serviço ou como fazer a instalação.
Insatisfeito com a velocidade de acesso, o leitor Sandro Roberto, de Juiz de Fora, no Rio de Janeiro, afirma que cancelou recentemente seu pacote de banda larga 3G. “Eu utilizava a conexão da Oi mas cancelei por insatisfação com a velocidade, já que a mesma só atingia velocidade de GPRS [rede 2,5 G] apesar de mostrar status de EDGE [3G]”.
Segundo as operadoras, a tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), que permite a transmissão de dados móveis em alta velocidade nas redes 3G, é sensível a diversos fatores. “O serviço está sujeito a condições topográficas, distância do usuário em relação à antena, número de pessoas que compartilham o serviço na mesma região e até condições climáticas.
O leitor Leonardo Barros, de São Paulo (SP), relata que sua internet 3G da Claro apresenta problemas como lentidão na abertura de páginas e instabilidade na conexão – casos de quatro tentativas de conexão por queda do sinal.“Não é o modem, pois tenho dois (Huawei e226 e Sony Ericson) e não é o sistema operacional, pois uso dois (Ubuntu 9.04 e Windows XP)” comenta o usuário.
Barros também observa que o suporte é um problema: “Os atendentes não explicam [sobre o serviço 3G] corretamente. As informações não são as mesmas” e afirma considerar alto o valor de 69 reais mensais pelo acesso a uma velocidade de até 500 Kilobits por segundo (Kbps). “Enfim, tenho doze meses para ficar com essa internet”, conclui.
ESTOU ,EM DUVIDA COM O ACORDO FEITO,NAO ESTOU CONFIANTE NAO DA PRA ENTENDER NADA.GOSTARIA DE TER UMA RESPOSTA +CLARA .OBRIGADO
É muito triste saber que existem mecanísmos, e nós temos as ferramentas apropriadas para interagir no meio das comunicações globais, só que estamos ultrapassados e obsoletos, e se tiver alguém para resolver esse problema, esta mais lento que uma tartaruga e nos os usuários, estamos perdidos.
rio2016
Boa tarde estou lhes escrevendo, pois já não agüento, mas essas falsas propaganda da Oi e da Claro.
Bom a Oi você coloca os créditos que quiser, mas para ganhar todos os dias vinte reais eu coloco quinze, mas ela não contente te envia um msg lhe dizendo que pôr nove reais vocês ganhará, mas trinta e já faz dois meses que aceito, mas os bônus?Nada e você acabam perdendo o dinheiro que colocou, e também o engraçado que eu as vezes nem me lembro que tenho celular e passa algum tempo ele te envia msg que você gastou 45 centavos e assim vaio dia inteiro até acabarem os créditos.
Liga-se para eles é sempre a mesma desculpa que já recebi os créditos que tinha direito e agora resolvi pesquisar na intern. e achar um numero que pudesse fazer a reclamação.
Bom a Claro também com a promoção coloque doze e ganhe trinta reis ao dia se eu não me engano, fiz o cadastro, mas os bônus nada, mas os credito somem.
Em Março fiz uma recarga e simplesmente não caiu no meu celular, liguei a atendente disse que a te no dia trinta e um de Março estaria resolvido, mas nada, após quase um mês liguei e uma atendente mal humorada e sem educação diz que tão e simplesmente nada constava no( terminal) que é outro nome.
Perdi a paciência com ela e ela disse que ia desligar eu disse que se desligasse ai sim que a coisa ia ficar feia á ela, bom enfim ela me fez vencer pelo cansaço raiva, desliguei e mandei-aela ficar com o dinheiro, pois precisava, mas do que eu.
Não acho correto o que essas operadoras vêm fazendo com nos consumidores.
Estou recorrendo a você devido a pesquisa da internet se não for esse o email me desculpe, mas eu precisava que alguém tomasse uma decisão cabível a essas.
Sem mas
Meu celular da Oi 12 88355133 e da Claro 12 91545259
Odete