Acaba de ser lançadoi o Blekko, uma buscador para enfrentar o Google.
Acontece que desde o início do Google, a internet foi invadida por sites pouco úteis, cheios de links e palavras-chave que os empurram para o topo dos resultados de busca do Google e que oferecem pouca informação.
O Blekko tem como objetivo mostrar os resultados de busca apenas de sites úteis, dignos de confiança.
O objetivo é limpar a busca da web e deixar todos os spams de fora.
A ferramenta de busca do Blekko vasculha 3 bilhões de páginas da internet que considera confiáveis, mas mostra apenas os melhores resultados de um determinado tópico. Ele chama suas listas editadas de slashtags. A ferramenta também tenta eliminar páginas criadas com conteúdo das chamadas “fazendas de conteúdo” como a Demand Media, que define temas populares de busca na web e contratam pessoas com baixos salários para escrever artigos sobre tais assuntos para sites como o eHow.com.
É também baseado numa categoria fecunda de pesquisa – ferramentas de busca verticais, que oferecem resultados para temas específicos. Muitas empresas assumem que o Google ganhou a disputa para pesquisas em toda a web, então se concentram em buscas por tópicos específicos. O Bing, da Microsoft, tem páginas de pesquisa dedicadas a viagens e entretenimento, e o Yelp é uma escolha popular para buscar negócios locais.
Pessoas que procurarem um tópico em uma das setes categorias que o Blekko considera carregadas com resultados baseados em spam – saúde, receitas, automóveis, hotéis, letras de música, finanças e faculdades – verão automaticamente o resultado editado.
Você também pode procurar os resultados de um site (“iPad/Amazon”, por exemplo, para buscar iPads na amazon.com), buscas restritas por tipos (“June/pessoas” mostra pessoas chamadas June) ou busca por assunto. “Mudanças climáticas/conservador” mostra resultado de sites conservadores, e “Obama/humor” traz sites de humor que mencionam o presidente americano. O Blekko fez centenas desses slashtags e os usuários podem criar os seus e revisar outros.
Em alguns casos, os resultados do Blekko são diferentes dos do Google e mais úteis. Ao buscar “dicas de gravidez”, por exemplo, apenas um dos dez principais resultados, o cdc.gov, é igual. Os principais resultados do Blekko mostram sites do governo, de um grupo sem fins lucrativos e sites de reconhecimento de paternidade, enquanto o Google incluiu o OfficialDatingResource.com.
O desafio do Blekko é que a maioria das pessoas está feliz com os resultados de pesquisa do Google
O Blekko também mira a falta de transparência do Google sobre seu algoritmo para o ranking de resultado de pesquisas. O Blekko oferece dados como o número de links para um site, de onde eles vem e quando o Blekko buscou o conteúdo de um site pela última vez.
COMPARTILHAR