Uma iniciativa individual de um usuário do Twitter no Brasil se transformou, em pouco mais de um mês, em uma grande campanha nacional para a doação de livros para o Natal, com apoio de empresas e entidades.
Com quase 80 mil livros arrecadados em postos de coleta espalhados por todo o País, a campanha #Doeumlivrononatal se tornou um dos assuntos mais comentados da rede social e extrapolou os limites da internet ao, por exemplo, oferecer ingressos pela metade do preço em determinados shows para quem doar um livro.
“A campanha é mais um exemplo de como as redes socais que se formam no Twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade”, afirmou o diretor de divulgação da campanha, José Luiz Goldfarb, que informou que já foram arrecadados 78 mil livros e que a expectativa é que o número supere os 100 mil.
A campanha começou de maneira informal, quando Herber Dias de Souza passou a incentivar seus amigos do Twitter a doarem livros no Natal. Rapidamente a proposta teve uma grande adesão e logo se tornou a campanha #doeumlivrononatal, recebendo o apoio de jornalistas, artistas, políticos, empresários e parceiros importantes, como a Fundação Abrinq, a Ong Visão Mundial e o projeto “Sempre um Papo”.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu as portas das suas sedes para a arrecadação dos livros, assim como a rede de farmácias Droga Raia, que possui lojas em diversos estados brasileiros, e a Livraria Cultura.
Goldfarb destaca o show da cantora Maria Rita, no sábado dia 19 de dezembro no Rio de Janeiro, como uma das maiores iniciativas da campanha. As pessoas que doarem um livro para a campanha no dia do show podem pagar meia entrada.
Os locais de coletas podem ser encontrados no blog da campanha.