No último domingo, as linhas de celulares dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo receberam o dígito “9” antes do número.
Atualizar todos os contatos manualmente é trabalhoso e, para facilitar a vida dos usuários, existem diversos aplicativos que automatizam o processo.
Confira um passo a passo para realizar as alterações na sua agenda.
1º – Fazer um backup dos contatos
Sim, modificar dados sensíveis é sempre arriscado. O processo pode “dar pau” e acabar perdendo alguma informação. Para evitar surpresas desagradáveis, é recomendável fazer uma cópia de segurança da agenda.
Donos de iPhone podem utilizar o iCloud ou o aplicativo “My Contacts Backup”, gratuito na App Store. Para o Android, existe o aplicativo “Backup Contacts”.
2º – Escolher o software mais adequado
As operadoras aproveitaram a mudança promovida pela Anatel para lançar aplicativos próprios que automatizam a inclusão do nono dígito. A recomendação é que cada cliente use o software da sua operadora, já que, além de inserir o “9”, eles podem adicionar o código de operadora para chamadas interurbanas.
Em todos eles, o processo é simples. Ao abrir o aplicativo, ele vai perguntar qual é o DDD local, para adicionar o dígito “9” também aos números sem DDD. Os softwares da Vivo, TIM e Oi dão a opção de acrescentar ou não o código da operadora. A Claro, pela Embratel, insere o código obrigatoriamente.
Vivo, Claro e Oi possuem versões do aplicativo para iPhone e Android. Na TIM, apenas o sistema da Google foi contemplado. Confira aqui os endereços dos aplicativos.
Windows Phone, Symbian e BlackBerry
Os sistemas operacionais Windows Phone, Symbian e BlackBerry também possuem aplicativos para alterar os contatos, mas não foi possível testá-los. Para o sistema Microsoft, existe o gratuito “BR9” e, para o Symbian, o “SP9”. Para os aparelhos BlackBerry, o “Dígito +9” custa R$ 0,99.
Para quem não tem um smartphone, o trabalho será árduo. Os contatos devem ser modificados um a um. Vale lembrar que até o dia 5 de novembro, chamadas com oito dígitos serão completadas. Aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, não precisam ser alterados.
Primeiro dia sem problemas
No primeiro dia com os celulares com nove dígitos não foram registrados problemas na rede. As ligações foram completadas tanto para clientes que usaram os novos números de nove dígitos quanto para quem digitou o número anterior, que continuará valendo até dia 5 de novembro. As operadoras informaram que não houve registros de mau funcionamento ou anormalidade no sistema neste domingo.
No Rio, alguns comerciantes tiveram dificuldades de conexão nas máquinas de cartão de crédito, o que levou clientes a suspeitarem que o problema foi gerado pela alteração no sistema de celulares. Na Drogaria Crystal de Botafogo, as seis máquinas de cartão de crédito ligadas à operadora Claro não funcionaram durante a manhã. No Maya Café, em Laranjeiras, não foi possível acessar o sistema pelas máquinas mesma operadora, durante a tarde.
A Claro informou que os problemas foram provocados por uma falha da rede da área de Botafogo, que começou por volta das 11h e foi corrigida no fim da tarde. Segundo a empresa, foi um defeito pontual, sem nenhuma relação com a inclusão do dígito 9 nos números de celulares.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mudança nos números vai atinge 23.948.719 celulares no Estado do Rio e 4.554.619, no Espírito Santo. O objetivo é ampliar a capacidade de números de celulares no país. Com a inclusão do nono dígito, cada área de numeração (DDD) terá a capacidade aumentada de 38 milhões para 90 milhões de linhas.
Até o dia 5 de novembro, as ligações com oito dígitos ainda serão completadas normalmente para dar tempo de adaptação às redes das operadoras e aos usuários. Entre os dias 6 de novembro e 3 de fevereiro de 2014, chamadas feitas com oito dígitos vão receber mensagem sobre a mudança, com orientações sobre a nova forma de discagem. Essas chamadas, segundo a Anatel, podem ser completadas ou não.
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