Tenho uma matriz de distância entre cidades. Os nomes das cidades estão na primeira linha e na primeira coluna. A célula de encontro delas tem a distância entre essas duas cidades. Porém, eu não consigo achar uma fórmula que me dê a distância, colocando o nome das cidades.
Já tentei PROCV, PROCH, e não consigo de jeito nenhum.
André Azevedo, por e-mail
André, da forma como você montou a planilha, o Excel não tem uma fórmula ou função pronta para resolver a situação. Mas eu vejo um “truque” para resolver o problema, talvez não muito elegante, mas vai resolver. É preciso “linearizar” a tabela.
Crie uma tabela simples, duas colunas e muitas linhas, com todas as combinações de nomes de cidades (combinadas com hífen) na primeira coluna e suas respectivas distâncias na segunda.
Para saber a distância entre duas cidades, você digita o nome delas em duas células. Em outra célula você as concatena com um hífen (exemplo: Cuiabá-Salvador-B1&”-“&C1 – supondo o nome das cidades nas respectivas células B1 e C1) e usa esta nova célula como argumento de busca, com PROCV na tabela linearizada.
Tenho uma esteira que mede 5 metros de comprimento, a velocidade da esteira é de 280 mm/m. quanto tempo demora para um objeto ir de uma ponta a outra da esteira?
O tempo é de 17,86 minutos.
errado.
Wagner,
confira sua questão: você utilizou unidades (medidas) iguais: “mm” e “m” (milímetros e metros).
Talvez você queira se referir a 280 mm/seg. Sim?
Gostaria de saber como se faz um =somase(proc= que trás resultado exato. Vi uma fórmula que { antes do sinal de = mas não consegui fazer.
Gostaria de saber como se faz a seguinte fórmula funcionar: {=somase(proc= que trás resultado exato. Vi esta fórmula com chave ({ }) mas não consegui fazer.
Prezados André e demais usuários, tenho outra solução para o caso, uma combinação de PROCV e PROCH, para a matriz de distâncias, vou utilizar como exemplo todas as capitais do Brasil:
Na Lonha B1, vamos escrever “CIDADE A”, na linha C1 escrever “CIDADE B” e na linha D1 escrever “DISTANCIA”. Os valores imput ou valores de busca devem ser inseridos, logo abaixo, sendo B2 para a cidade A, C2 para a Cidade B e em D2, vamos colocar a seguinte Formula “=PROCV(B2;B4:AB30;PROCH(C2;C4:AB31;28;);)”.
Agora, entre as linhas C4 e AB, vamos colocar os nomes de todas as capitais do Brasil, começando com Aracaju e terminando com Vitória.
O mesmo procedimento vamos realizar entre as linhas B5 e B30.
Entre as linhas C5 e AB30 devem conter os valores da distância entre as cidade.
O “truque” é o seguinte: na linha A31 (para facilitar a interpretação), vamos digitar “valor horizontal”.
Na linha B31, vamos inserir o valor 1, na linha C31, inserir o valor 2 e assim sucessivamente até finalizar na linha AB31 com o valor 27. PRONTO !!
Para fazer o teste, vamos digitar em B2 a cidade de Cuiaba e em C2 digitar BELO HORIZONTE, o resultado aparece na linha D2.
Não coloquei atalhos, justamente para facilitar na interpretação, mas fiquem a vontade.
Após este procedimento, você pode adaptar a fórmula conforme desejar.
Boa sorte.
Um abraço
Rogério L. (São Paulo)