Você tem curiosidade de saber o custo exato do consumo do seu computador?
Pare e pense: seu notebook ou desktop ligado o dia inteiro consome quanta eletricidade?
Aqui está um guia prático que vai te ajudar a calcular o gasto exato com seu PC.
Veja o passo a passo
1. Primeiro você precisa calcular a energia total consumida (em kilowatt) por seu monitor, pela CPU, placa de vídeo e outros componentes do computador.
Não se preocupe – você não precisa fazer estes cálculos manualmente. O Joulemeter é um software gratuito da Microsoft, que estima rapidamente o consumo de energia de seu computador baseado no brilho tela, no microprocessador, etc.
2. Agora encontre o custo local de sua eletricidade (normalmente é o preço por unidade ou preço por kWh). Você consegue este valor na própria conta de energia ou, então, dê uma olhada no site da companhia de energia de sua região e procure por tarifas.
Quando você tiver de posse desses números, basta multiplicá-los para conseguir uma ideia aproximada da conta de seu computador. Digo aproximado porque estamos ignorando aqui a energia consumida pelo modem, o roteador, entre outros dispositivos.
O Custo Total de Electricidade de um Computador
Vamos formular um exemplo prático:
[spoiler]Supondo que o monitor de seu computador tenha uma taxa de 50W. Ele consome, então, 50×1/1000 ou 0.05 kWh de energia, se você usar o monitor por uma hora. Se o preço da unidade de eletricidade em sua região for de R$ 0,10, o custo total daquele monitor ligado durante um dia de trabvalho de oito horas seria de:
» 8 x 10 x 0.05 (algo em torno de R$ 0,04).
O monitor é apenas um componente do computador – use o Joulemeter para calcular o consumo total de energia dos vários componentes do computador; depois multiplique pelo preço da electricidade para descobrir o custo de energia de sua máquina.
[/spoiler]
COMPARTILHAR