Ao que tudo indica o e-mail como solução de publicidade morreu.
Pensando nisso elaboramos pré-requisitos para criação de uma newsletter otimizada, ou seja, uma newsletter com mais chances de passar através dos filtros antispam.
A primeira regra, antes da própria criação, é obviamente ter um banco de dados de e-mails de qualidade (pessoas que se cadastraram).
Regras de criação
Veja algumas sugestões para elaborar sua newsletter:
- Tamanho: 550px de largura máxima
- Integrado com o site (que faz lembrar o site)
- Layout simples, sem tabelas complexas (melhor ter várias simples)
- Cabeçalho, conteúdo principal, conteúdo secundário, rodapé
- CSS: especificações de background na tag body será desconsiderada pelos webmails. Melhor dentro da tabela com 100% de largura e especificar um background para ela
- Folha de estilo externa será desconsiderada
- CSS deve ser usado apenas para formatação de fontes
- Fazer a newsletter de forma que ela funcione sem depender da CSS
- Nada de Flash, vídeo ou formulários. Banidos do Outlook 2007
- Utilizar recursos simples; âncoras de HTML ou gifs animados por exemplos
- Ser criativo na apresentação
- Hospedar as imagens dentro do servidor do site com caminhos absolutos; (img src=”http://www.exemplo.com/img/exemplo.jpg”). Deixar as imagens hospedadas muito tempo, já que a newsletter pode ser lida mais tarde
- Evitar newsletters somente compostas por imagens
- Não esquecer de colocar as opções de opt-in e opt-out
- Para mensurar campanhas de email marketing, é sempre bom parametrizar os links da Newsletter com o URL Builder do Google por exemplo
- Testar antes de enviar. Sempre.
Gostei da dica.
Estou tentando criar o meu NEWSLLETS.