Um dos principais destaques do Windows 8 é a sua nova Tela Iniciar, com seus coloridos e atraentes blocos dinâmicos.
Mas um dos pontos negativos é que quando você instala um programa “clássico”, que não foi feito pensando no Windows 8, seu bloco na Tela Iniciar geralmente é horrível.
Os blocos dos programas “clássicos” são estranhos porque o Windows usa como base o ícone padrão do executável obtido na pasta onde o programa foi instalado.
Estes ícones foram feitos pensando no desktop, e não são otimizados para a Tela Iniciar do Windows 8. Geralmente são pequenos demais, tem resolução baixa demais ou ambos.
A chave é conseguir um ícone grande o suficiente, e com resolução o suficiente, para se destacar na Tela Iniciar.
O OblyTile não precisa ser instalado, basta descompactar o arquivo baixado no local de sua preferência.
A interface é simples, basta preencher os campos indicando o nome do bloco, o programa que ele irá abrir, a imagem que será usada como ícone, uma cor de fundo e outra para o texto e então clicar em “Create Tile” para colocar o novo bloco dinâmico na Tela Iniciar.
Você pode indicar manualmente o caminho até o programa para o qual quer gerar um bloco, ou usar o painel “Manager”, que gera uma lista de todos os programas instalados.
O Manager também pode listar os atalhos já existentes e oferece a possibilidade de converter estes atalhos em blocos.
Embora o OblyTile seja capaz de gerar os blocos para você, ele não lhe dá os ícones.
Se quiser, é possível colocar atalhos para os aplicativos ativos do Windows 8 (como o Mail, SkyDrive, Bing, etc) no desktop. É um recurso útil para quem quer usar estes programas mas odeia o conceito de blocos na Tela Iniciar.
Este app é algo que a Microsoft deveria oferecer aos usuários por padrão se quiser que eles usem a Tela Iniciar extensivamente, especialmente neste período de transição entre o desktop e a “Interface Moderna”.
Em meia hora com o OblyTile você transforma sua Tela Iniciar em algo muito mais atraente e provavelmente ficará mais disposto a usá-la.