Como criar um disco de recuperação do Windows 8?

É sempre bom ter em mãos um disco de recuperação de sua máquina, para que em caso de “desastre” com o sistema (como uma grave infecção por malware) ela possa ser restaurada ao estado de fábrica.

Antigamente estes discos (CDs ou DVDs) vinham com a máquina, mas hoje em dia, mesmo em máquinas com drive óptico, os fabricantes preferem economizar e não os incluem mais.

Felizmente é muito fácil criar um disco de recuperação no Windows 8.

Pra começo de conversa, ele pode não ser necessário: o sistema inclui dois novos recursos muito úteis, o Atualizar PC sem afetar os arquivos (Refresh), e o Remover tudo e reinstalar o Windows (Reset).

Para acessá-los tecle Windows+C na Tela Iniciar e clique em Configurações / Mudar Configurações do Computador / Geral.

O primeiro “reinstala” o Windows mas preserva os seus programas, configurações e dados, e é uma boa forma de lidar com um sistema que não está se comportando como deveria.

Já o segundo “zera” a máquina e a devolve à configuração de fábrica, uma medida drástica o equivalente a formatar o HD e instalar o sistema “do zero”. Nenhuma destas opções requer um disco especial.

Mas e se o sistema não dá boot? É nesse caso que um disco de recuperação vem a calhar. Para criá-lo você vai precisar de um pendrive (recomendamos um de 8 GB ou maior) ou DVDs virgens. Siga estes passos.

1. Na tela iniciar digite “recupera”

2. Clique no item Configurações no painel à direita e, entre os resultados que surgirem na tela, clique em Criar uma unidade de recuperação.

3. Se uma janela aparecer perguntando se você quer permitir que o programa faça alterações em seu computador, clique em Sim.

4. Marque a opção Copiar a partição de recuperação do computador para a unidade de recuperação, se ela não estiver desabilitada.

5. Sem isso você terá um pendrive com ferramentas básicas para reparar o sistema, mas não terá a capacidade de fazer uma reinstalação. Clique em Avançar.

6. A ferramenta lhe dirá quanto espaço é necessário.

7. Por padrão ela cria um pendrive “bootável”, mas se você não inserir um e sua máquina tiver um drive óptico você verá a opção Crie um disco de reparação do sistema com um CD ou DVD.

8. Você vai precisar de um pendrive vazio, ou CDs/DVDs virgens

9. Insira um pendrive com capacidade suficiente, selecione-o na tela seguinte e clique em Avançar. Um aviso irá lembrá-lo de que todos os arquivos no pendrive serão excluídos. Clique em Criar.

Quando o processo terminar basta rotular o pendrive (ou discos) e guardá-lo em um local seguro até que sejam necessários.

Se o pior acontecer, você estará preparado: basta iniciar o computador com o pendrive plugado.

COMPARTILHAR

Comentar