Como criptografar os dados do HD

Uma preocupação para quem usa um computador que é compartilhado com outros usuários ou está conectado numa rede, é a proteção dos dados armazenados nele.

Na criação de um usuário no Windows, o sistema define níveis de permissões as pastas dos usuários. Porém, em casos em que existe mais de uma partição no disco rígido, essa restrição de pastas não se aplica automaticamente.

Mas isso não quer dizer que não seja possível restringir o acesso a diferentes partições criadas no disco rígido.

Nessa coluna irei apresentar um recurso nativo do Windows 7 em que é possível criptografar qualquer unidade de disco, seja ela uma partição ou um HD externo.

O BitLocker já estava presente na versão Ultimate do Windows Vista e foi aperfeiçoado no Windows 7, por se tratar de um recurso extra, ele fica restrito apenas as versões Ultimate e Enterprise do Windows 7.

Como criptografa os dados do HDA criptografia dos dados armazenados no disco rígido não depende que ele tenha sido particionado, também é possível aplicá-la em HDs com volumes únicos.

Vale lembrar que é bom dividir o HD em volumes menores, deixando separados os arquivos pessoais do restante dos arquivos de programas e sistema do operacional.

Desse modo, em casos em que é necessário formatar o disco rígido, os arquivos serão preservados.

COMPARTILHAR

Comentar