por Daniel Damas
Depois que você formata o HD e coloca o sistema operacional em ordem, o próximo passo para ter tudo funcionando no computador é instalar os drivers.
Sua função é permitir a comunicação correta entre hardware e software.
Sem ele, a placa de som, a impressora ou o chip gráfico, entre outros dispositivos, não vão operar corretamente.
O primeiro passo para encontrar os drivers é recorrer aos discos de instalação do Windows.
No caso de computadores novos, alguns fabricantes incluem uma mídia com todos os controladores necessários.
Caso não tenha um, também é possível procurar diretamente as fabricantes. A empresa que produz o PC ou o dispositivo específico geralmente oferece, na internet, o download de drivers na sua página de suporte ao usuário. Nesse caso, ferramentas de buscas na web podem ajudá-lo a achar o site da empresa, caso você não saiba o endereço.
Se nada disso der certo, a sugestão é recorrer aos diretórios online. Eles funcionam como grandes arquivos públicos de drivers. Basta acessar, encontrar a versão adequada e baixar.Entre os principais sites desse tipo, estão o DriverGuide, o DriverZone e o DriverFiles.
Com o arquivo em mãos, a etapa seguinte é descompactar o arquivo (caso ele venha comprimido) e iniciar a instalação. O processo, apesar de específico para cada driver, geralmente não é complicado e pode ser realizado em poucos minutos.
Componentes
Para descobrir qual é o tipo de dispositivo usado no computador, o mais indicado é verificar no manual do fabricante.
Se você não o tiver, pode utilizar um software de diagnóstico, como o Everest ou o AIDA32, que são gratuitos.
Eles identificam o hardware instalado na máquina e exibem informações como modelo, capacidade e marca de itens como placa-mãe, memória, processador, disco rígido e drive óptico.