Como equilibrar melhor as finanças em 2011

Você fechou o ano com as finanças em dia?

Ainda assim existem chances de que algumas questões financeiras não tenham sido tratadas de forma ideal em 2010.

Além do mais, a cada começo de ano, é irresistível fazer resoluções de Ano Novo, como parar de fumar ou emagrecer.

Por isso, comece 2011 com a promessa de cuidar melhor do futuro financeiro da sua empresa.

Confira algumas dicas e inclua esses procedimentos na sua lista de resoluções para 2011.

1- Defina metas financeiras pessoais

As metas que você tem para a sua vida pessoal vão afetar as decisões que você terá que tomar na hora de abrir ou administrar o próprio negócio. Vale a pena dedicar um tempo para saber onde você quer estar financeiramente daqui três ou cinco anos, e discutir com seu contador, se possível, o que isso significa para a sua empresa. As decisões de um empreendedor de 30 anos que está começando a empreender, e um de 60 anos, serão provavelmente bem diferentes.

2- Faça um orçamento
Somente uma pequena parcela de empreendedores tem o hábito de fazer um orçamento. Mas esse processo é fundamental para planejar o futuro da empresa, em vez de apenas reagir a ele. Comece respondendo às seguintes perguntas: Em que parte do ano você vai precisar de mais dinheiro? Quais os picos de venda, e os períodos em que as vendas diminuem? Haverá necessidade de ampliar a linha de crédito no curto prazo?

3- Fale sobre as prioridades da sua empresa com toda a equipe

É muito importante dividir as metas para a sua empresa em 2011 com toda a equipe, principalmente se isso for causar uma mudança nas prioridades. Se os seus funcionários não sabem ao certo quais são essas metas, dificilmente estarão fazendo a parte deles para a conquista dessas metas.

4- Defina os custos fixos com antecedência

Procure se antecipar aos aumentos e procure negociar custos fixos o mais cedo possível no ano que começa. O valor do aluguel, por exemplo, e outros custos fixos, são definidos com contratos de médio e longo prazos. Defina esses custos antes que a proposta de reajuste venha do fornecedor.

COMPARTILHAR

Comentar