Veja o que dizem especialistas em recursos humanos sobre o que fazer para evitar gafes on-line.
Com a disseminação da internet, procurar um novo emprego não significa mais só atualizar e enviar currículos para as empresas onde se gostaria de trabalhar.
Disponibilizar informações profissionais em redes sociais, ativar contatos pela web e trocar e-mails com recrutadores são atividades cada vez mais comuns entre quem busca uma recolocação no mercado.
Diante desse novo panorama, não são raros os casos de candidatos que cometem gafes on-line ou apostam em estratégias furadas para conquistar o empregador, dizem especialistas em recursos humanos.
O primeiro passo para evitar situações constrangedoras é não ser invasivo ao tentar uma aproximação. Enviar e-mails recorrentemente a pessoas desconhecidas, ressaltando a vontade de mudar de trabalho, por exemplo, é uma estratégia de baixo retorno.
Sabe aquela sensação de “Nossa, essa pessoa de novo?” Quem está do outro lado acaba deletando o e-mail. Não há impressão pior! Sem falar que esse tipo de atitude, por provocar um sentimento de desconfiança, acaba sendo meio caminho andado para a rejeição.
A melhor forma de trabalhar o networking é acionar pessoas conhecidas, seja porque já trabalharam juntas ou porque elas podem ter contatos úteis, capazes de estreitar relações.
E se o e-mail que o candidato passar para a sua rede de contatos em busca de um novo emprego acabar caindo nas mãos do atual chefe?
COMPARTILHAR