Não, você não vai encontrar dicas para enxergar melhor a tela do laptop. É uma pergunta mesmo: O que fazer?
A nova geração de laptops impressiona qualquer um. Os notebooks têm design bacana, são bem leves e contam com recursos bem poderosos. Já as telas glossy…
De dois anos para cá, quase todos os notebooks saem de fábrica com tela brilhante – uma praga que se generalizou, espalhando reflexos para todo o lado. Não importa o fabricante, a tela é glossy. E brilha muito mesmo!
O brilho das telas é apresentado como vantagem – mas, na verdade, é um obstáculo irritante.
Com uma tela dessas, é preciso checar o sol antes de sentar em algum lugar aberto. Mesmo se você estiver em casa ou em algum recinto fechado, dependendo da hora do dia, é preciso baixar cortinas ou fechar janelas e portas para se livrar dos reflexos.
Só uma pessoa enxerga a tela
Outro incômodo dos diabos é quando você precisa mostrar algo a outra pessoa. Abaixar e levantar a tampa várias vezes até acertar o ângulo certo se torna um exercício obrigatório e cansativo. Enfim, é uma chateação só.
O argumento dos fabricantes é o seguinte: com as telas brilhantes, os estranhos não podem ver o que você vê. Mas isso não justifica tamanho incômodo. Pode justificar para agentes secretos, mas para as pessoas comuns é um mico.
Aqui no Infoescravo Blog utilizamos três laptops:
- Toshiba Satellite A135-S4427
- Itautec Infoway w7635
- Compaq Armada e500
Os dois primeiros são novos, mas o Armada já tem muitos anos de uso. Quer saber qual é o preferido na hora de ir pra rua? O bom e velho Compaq Armada com sua tela TFT fosca anti-reflexo! Apesar de ser uma máquina curta e velha (HD de 6 GB, memória de 128 MB e apenas uma porta USB), dá pra enxergar confortavelmente com a tela em qualquer posição. E a única porta USB é suficiente para conectar o notebook a uma rede wireless.
Será que nós, usuários de laptop, vamos ter que andar pra trás??
Tenho um Itautec W7645. Sua tela é excessivamente reflexiva, por isso, para o trabalho do dia-a-dia tenho que configurar seu brilho no mínimo. Para assistir vídeos eu reconfiguro para mais brilhante. Caso contrário, fico com dor de cabeça e cansaço na vista. Ouvi falar em uma película de silicone para notebook, porém, não consegui achar em lugar nenhum. Caso alguém saiba onde vende, por favor me avise. Abraços a todos.
Isso acontece muito. São muito comuns os laptops com tela que refletem demais. E não há configuração que resolva.
Existem algumas películas que diminuem o reflexo em até 35%, além de só permitir visualização a quem está diretamente em frente ao notebook, o que é chamado de filtro de privacidade.
A 3M tem um filtro de privacidade para notebook chamada Smart.
A Dell fabrica uma tela Anti-Reflexo com a tecnologia TrueLife.
Os preços das películas variam entre 50 e 269 reais,
Tenho um computador da Dell com tela Matte (True Life). Questão é que trabalho com imagem e a tela antireflexiva distore as cores reais (elas ficam esmaecidas – preto, por exemplo é grafite) e assim por diante. Um grande problema na hora de fazer um trabalho qualquer. Por isso computadores de primeira linha (Macs por exemplo) a tela tem brilho, mas a qualidade da imagem é de primeira. Vale a pena a tela com brilho… sofre-se em ambientes claros, mas a qualidade final é melhor.
É amgos, pelo visto não tem jeito!! tenho um sony vaio que está me irritando e prejudicando minha visão, de tão brilhoso que é.
Se alguem descobriu alguma solução, favor publicar!!
Sony Vaio – terrível…. !!!! reflete tudo que está na frente! Difícil conseguir se concentrar com uma tela que reflete tudo em ambientes claros!!!!
É verdade, Eliza. temos 2 Vaios dos antigos aqui (ainda fabricados pela Sony). O reflexo é mesmo insuportável.