por Rick Broida
Compartilhar a conexão banda larga sem fio não é seguro e ainda pode criar um gargalo para você. Ativar o filtro MAC pode ser a saída.
A dica a seguir ajuda a solucionar problemas em redes Wi-Fi com sinal fraco, mas algumas pessoas têm o problema oposto: seus roteadores oferecem um sinal forte o suficiente para ir além das suas ‘quatro paredes’.
Nesses casos, é possível que vizinhos importunos e indesejados estejam pegando carona em seu acesso da internet.
Mesmo que você não se importe em compartilhar, pode ser que seu plano de banda larga tenha limite mensal de utilização. Serviços de torrent – ainda mais compartilhados, podem fazer você estourar sua cota mensal.
Segurança – Se alguém além dos limites desejados consegue captar o sinal de sua rede sem fio, pode, também ser capaz de ter acesso a seus arquivos e dados se quiser.
Uma maneira básica de impedir isso é colocar uma senha em sua rede wireless e adotar algum tipo de criptografia – a maior parte dos roteadores wireless atuais oferece diversos tipos de criptografia; sugerimos usar a WPA.
Tal método pode ser insuficiente, por exemplo, se seus filhos resolverem contar para os amigos a senha da rede Wi-Fi, quem sabe para conectar algum console sem fio.
Para resolver isso, você pode acrescentar habilitar um mecanismo de segurança adicional que os roteadores sem fio oferecem. Trata-se do filtro de endereços MAC, disponível a partir na aba se configurações de segurança do roteador.
Os endereços MAC são um conjunto único de números em hexadecimal que identifica cada um dos equipamentos de tecnologia. O PC, o notebook e qualquer outro dispositivo que possa ser ligado em rede possui um endereço MAC único.
Você terá que gastar alguns minutos para descobrir cada um deles. Nos PCs, isso pode ser feito, por exemplo, digitando ipconfig no prompt de comando do Windows.
De posse dos endereços MAC de todos os equipamentos que poderão ter acesso à sua rede Wi-Fi, entre na configuração do roteador e cadastre cada um deles lá.
Dessa maneira, apenas os equipamentos cadastrados poderão usar os recursos da rede Wi-Fi, mesmo que a senha seja de conhecimento de outras pessoas.