CompactFlash
O cartão CompactFlash é um cartão que foi desenvolvido pela Sandisk em 1994, e é diferente dos cartões da SmatMedia por duas importantes razões:
- é mais compacto;
- utiliza um chip de controle.
O CompactFlash consiste em um pequeno circuito eletrônico com chips de memória flash e um chip de controle dedicado, encaixados em uma embalagem rígida e muitas vezes mais compacta que o SmartMedia.
Como mostrado abaixo, os cartões CompactFlash tem 43 mm de largura, 36 mm de comprimento e podem ter dois tipos de espessuras: Tipo I – com 3,3 mm ou Tipo II – com 5,5 mm.
Os cartões CompactFlash suportam duas voltagens e operam entre 3,3 e 5 volts.
O aumento da espessura do cartão permite o aumento da capacidade de armazenamento, maior que a do cartão SmartMedia. Os tamanhos do CompactFlash variam entre 8 MB e 6 GB. O controle interno pode aumentar o desempenho, principalmente de aparelhos com processadores lentos. A embalagem e o chip de controle aumentam o tamanho, o peso e complexidade do CompactFlash quando comparado ao SmartMedia.
Padrões de memória
Tanto o SmartMedia quanto o CompactFlash, assim como os cartões de memória PCMCIA Tipo I e II, aderem ao padrão desenvolvido pela Associação Internacional de Cartões de Memória de Computadores Pessoais (PCMCIA) (em inglês). Devido a esses padrões é fácil usar os produtos SmartMedia e CompactFlash em uma grande variedade de aparelhos. Você ainda pode comprar adaptadores para acessar estes cartões através de um disco de disco flexível, porta USB ou slot de cartão PCMCIA (como os que existem em laptops). O Memory Stick da Sony está disponível na grande maioria dos produtos oferecidos pela empresa e já vem aparecendo em produtos de outras fábricas.
Embora os padrões estejam florescendo, há muitos produtos de memória flash completamente instalados “in natura” como, por exemplo, os cartões de memória dos videogames. Porém, é bom saber que, à medida que os componentes eletrônicos começam a aumentar sua interatividade e se comunicar uns com os outros a partir de tecnologias como o bluetooth, amemória removível permitirá a você manter seu mundo ao alcance das mãos.
Em setembro de 2006, a Samsung anunciou o desenvolvimento da PRAM(phase-change random access memory). Este novo tipo de memória é necessário para combinar a rápida velocidade de processamento de dados da RAM com as funções não-voláteis da memória flash, tendo a expressão “RAM perfeita” como apelido. A PRAM supostamente será uma memória 30 vezes mais rápida do que a memória flash convencional e terá vida útil 10 vezes maior. A Samsung tem planos de fazer o primeiro chip PRAM entrar no mercado em 2010, com capacidade de 512 Mb. Eles provavelmente serão usados em telefones celulares e outros aparelhos móveis.
Para mais informações sobre a memória flash, outras formas de memória de computadores e outros assuntos relacionados, veja os links na próxima página.
COMPARTILHAR