Como funciona uma rede VPN

Nesta série

Segurança de uma rede VPN: IPSec
Segurança de uma rede VPN: servidores AAA
Tecnologias das redes VPN
Concentradores de redes VPN
Roteador VPN otimizado
VPN – Túnel de comunicação
VPN – Túnel de comunicação ponto a ponto
Acesso remoto VPN e Túnel de comunicação de dados

Muitas empresas têm instalações espalhadas por todo o país ou mesmo pelo mundo e todas precisam de uma coisa: uma maneira de manter uma comunicação rápida, segura e confiável onde quer que seus escritórios estejam.

Até recentemente, isso significou o uso de linhas dedicadas para manter uma rede de longa distância (WAN).

Linhas dedicadas, variando desde ISDN (integrated services digital network, 128 Kbps) até fibras OC3 (Optical Carrier-3, 155 Mbps) provêem a empresa com um meio de expandir suas redes privadas além de suas áreas vizinhas.

Uma rede WAN tem clara vantagem sobre redes públicas como a Internet, quando se trata de confiabilidade, desempenho e segurança. Mas manter uma rede WAN, especialmente quando usamos linhas dedicadas, pode se tornar um tanto quanto caro – e freqüentemente seus custos se elevam com a ampliação da distância entre os escritórios.

Com o crescimento da popularidade da Internet, os escritórios voltaram-se para ela como forma de ampliar suas próprias redes. Primeiro chegaram as intranets, que tinham acesso controlado por senhas com uso específico, somente liberado para funcionários das empresas.

Atualmente, muitas empresas estão criando suas próprias VPN (virtual private network, ou rede de comunicação virtual) para atender às necessidades de funcionários conectados remotamente ou de escritórios distantes.

Rede VPN

Uma VPN deve ter uma rede LAN principal na sede da empresa e redes LAN para todos que se conectam remotamente a ela, como filiais, escritórios distantes e funcionários que trabalham fora

Basicamente, uma VPN é uma rede privada que usa uma rede pública (normalmente a Internet) para conectar sites remotos ou usuários. Em vez de usar uma conexão física, como uma linha dedicada, uma rede VPN usa conexões “virtuais” direcionadas via Internet ligando a rede privada corporativa a outro escritório ou ao funcionário que trabalha à distância.

Nesta série de artigos, vamos entender o que são as VPNs e aprender sobre seus componentes básicos, tecnologias, segurança e túneis de comunicação.

COMPARTILHAR

Nenhum Comentário

  1. Pingback: Rede VPN – Para que serve? 13 de novembro, 2010
  2. Pingback: Redes VPN de acesso remoto 13 de novembro, 2010
  3. Pingback: Redes VPN do tipo ponto a ponto 13 de novembro, 2010
  4. Pingback: Segurança de uma rede VPN: Firewalls 13 de novembro, 2010
  5. Pingback: Segurança de uma rede VPN: criptografia 13 de novembro, 2010
  6. Pingback: Segurança de uma rede VPN: servidores AAA 13 de novembro, 2010
  7. Pingback: Tecnologias das redes VPN 13 de novembro, 2010
  8. Pingback: Concentradores de redes VPN 13 de novembro, 2010
  9. Pingback: Roteador VPN otimizado 13 de novembro, 2010
  10. Pingback: VPN – Túnel de comunicação ponto a ponto 13 de novembro, 2010
  11. Pingback: Comparando um rede VPN a uma ilha 27 de novembro, 2010

Comentar