Quando o assunto são as crianças pequenas, liberar o uso do computador sem nenhum tipo de software que filtre conteúdos pornográficos, violência ou qualquer outro tipo de conteúdo virtual que não seja seguro ou benéfico é uma irresponsabilidade.
Pouca gente se dá conta disso.
Existem algumas regras fundamentais para garantir que o computador não seja prejudicial para crianças e adolescentes. Veja:
- Deixe computador na sala ou em áreas comuns da casa.
Somente assim você poderá ter algum nível de controle sobre como está sendo usado o micro. - Use o computador junto com as crianças.
Dessa forma você acompanha o desenvolvimento de seus filhos e fica por dentro das coisas que interessam a eles, dos games ao messenger. - Crie regras para o uso, com dias e horários determinados.
Essa é a única forma de evitar os excessos. É melhor ir dando liberdade aos poucos. Depois, será muito mais difícil tentar controlar. - Crie uma conta de usuário do PC para cada morador da casa.
Assim você protege sua privacidade e evita danos ao sistema operacional do micro, limitando o que as contas das crianças podem fazer. - Perceba quando sua criança vira um adolescente.
Seus filhos também merecem privacidade. Conforme crescem, dê a eles cada vez mais autonomia e privacidade.
E, lembre-se: Se os adolescentes encontrarem restrições demais em casa, vão procurar usar computadores de amigos e Lan houses.
via Ricardo Anderáos