Por Danilo Amoroso
O Nero é um dos programas de maior sucesso para gravação de CDs, DVDs e gerenciamento de mídia.
Nesta série de artigos você tem um guia completo sobre uma função específica ou um conjunto de funções deste gravador.
É a sua oportunidade de destrinchar este ótimo programa!
Para começar, vamos analisar e explicar o recurso mais utilizado do Nero: como gravar um CD de áudio. Ótimo tutorial para vocês!
Gravando CDs de áudio com o Nero
Sempre que o Nero é iniciado, um assistente para a criação de uma nova compilação é aberto. Aqui, você escolhe que tipo de gravação deseja fazer (áudio, dados, vídeo, cópia, etc.) e também define algumas configurações básicas para cada tipo de compilação.
Use o pequeno menu para escolher entre gravar um CD ou DVD e clique sobre o ícone CD de Áudio. Observe cada aba disponível para definir algumas configurações básicas de sua gravação.
Aba CD de Áudio
Nesta aba, você encontra as seguintes opções:
Normalizar todos os arquivos de áudio — marcando esta opção, o Nero vai igualar o volume de todas as faixas. Isto é útil, por exemplo, quando você quer gravar um CD com músicas de origens diferentes.
Sem pausa entre as faixas — marque esta opção para não deixar espaços entre uma faixa e outra. É aquela contagem regressiva em segundos entre uma faixa e outra.
Mais abaixo, é possível escrever informações de texto em sua gravação. Para começar, marque a opção “Gravar no CD” para adicionar estas informações à sua gravação e insira o nome do artista e o título do CD.
Mais abaixo, você pode complementar essas informações com direitos autorais, nome do produtor da compilação e código UPC/EAN. Essas são as siglas para Universal Product Code (Código Universal de Produto) e European Article Number (Número Europeu de Artigo). Ambos são códigos de barra que identificam um produto. Neste caso, a mídia. Para finalizar esta parte, há também os campos “Data” e “Comentários”.
Aba Opções de CDA
Esta aba fornece opções para a configuração avançada de como o Nero deve trabalhar com determinados arquivos de um CD. São quatro padrões à sua escolha:
Modo de arquivo temporário: salva as faixas de áudio no cache do Nero e exibe uma mensagem caso não haja espaço suficiente.
Modo referência: não armazena nenhuma faixa em cache, apenas cria uma referência e faz a leitura pouco antes da gravação. A unidade de origem não pode ser um gravador de CD ou DVD e o disco só pode ser gravado no modo Track-at-once (o qual você vai ver mais abaixo).
De acordo com o leitor: cria uma referência para as faixas, mas caso uma unidade esteja disponível.
De acordo com o espaço em disco: salva a faixa do CD original no cache do Nero. Caso não haja espaço suficiente, uma referência é criada e tal faixa será lida antes de sua gravação. Esta opção é escolhida por padrão.
Abaixo, são exibidos os drives de leitura identificados. São indicados a letra correspondente ao drive, o nome dele e a velocidade de gravação. Em “Velocidade de leitura”, é possível escolher a velocidade que o CD de origem deve ser lido. Quanto mais alta for essa velocidade, mais rápido o processo fica, mas podem acontecer alguns erros. Recomenda-se usar velocidades altas somente com leitores novos e que funcionam corretamente. Para que você se baseie, a velocidade máxima de leitura que o drive comporta é exibida também.
Também é possível marcar a opção “Fazer cache no disco rígido antes de gravar”. Isto vai fazer com que os arquivos extraídos sejam salvos em seu computador antes da gravação. Por último, e para dar um toque à sua gravação, marque a opção “Remover silêncio no fim das faixas de áudio”. Isso acaba com aquela contagem regressiva em segundos entre uma faixa e outra, gerando transições rápidas e agradáveis entre as músicas.
Nenhum Comentário