As compras
Agora que você já escolheu tudo, é hora de comprar as peças. Você tem três opções:
• Comprar pela Internet – existe todo tipo de loja vendendo peças de computador na Internet.
• Uma rede de lojas – as redes de lojas costumam ter pessoas treinadas para tirar as suas dúvidas.
• Um varejista – qualquer cidade grande tem lojas menores que vendem peças. Procure nas páginas amarelas ou na internet. Por exemplo, se você mora em São Paulo, o lugar mais tradicional para comprar peças de computador é a Rua Santa Ifigênia, no centro. Ali você encontrará inúmeras lojas que vendem peças de computador. Os vendedores destas lojas também tiram dúvidas e podem até ajudar se a máquina não funcionar depois que você montá-la.
Agora que você já tem as peças, é a hora de montar. Esta é a parte mais divertida.
A montagem
Antes de começarmos a montar, é preciso falar sobre a eletricidade estática. A maioria das peças que você vai manusear quando montar seu computador é altamente sensível a choques estáticos. Portanto, se você acumular eletricidade estática no seu corpo e um choque passar do seu corpo para uma peça como o processador, este processador já era. Você vai ter que comprar outro.
Para eliminar a eletricidade estática é preciso aterrar o seu corpo. Há várias maneiras de fazer este aterramento, mas o jeito mais fácil é usar uma pulseira antiestática. Você prende o cabo da pulseira em algum ponto de aterramento (como um cano de cobre, ou o parafuso que prende o espelho de uma tomada qualquer). Quando você faz o aterramento, elimina a possibilidade de choque estático.
Cada combinação de peças é única. Mas em geral, os passos básicos para montar sua máquina são os que você verá a seguir.
Instalando o microprocessador e o(s) pente(s) de memória
O processador tem um canto marcado que alinha com o canto marcado do soquete na placa-mãe. Alinhe os cantos e coloque o processador no soquete. Você não precisa aplicar nenhuma pressão: se ele estiver alinhado corretamente, vai cair no lugar certo. Quando ele estiver encaixado ao soquete, prenda-o usando a alavanca.
O próximo passo é instalar o dissipador de calor. Veja no manual do processador as instruções para instalar esta peça. O dissipador tem um adesivo ou uma pasta para grudar o dissipador em cima do processador. Siga corretamente as instruções para instalar o dissipador. No nosso caso, bastou colocar a peça no lugar, prender com duas presilhas (uma de cada lado) e travar com uma espécie de chave. Conecte o cabo de energia do dissipador na placa-mãe.
Em seguida, você vai instalar a memória RAM. Procure na placa-mãe o slot marcado como “one” (um) e pressione o pente até ele encaixar. Provavelmente você vai precisar usar mais pressão do que imagina para encaixar o pente de memória no lugar. Nas duas pontas do slot há presilhas que vão travar o pente.
Depois disso, a placa-mãe está pronta para ir para o gabinete.
Montando o gabinete
Agora é a hora de montar o gabinete. Você vai instalar a fonte de alimentação, a placa-mãe, o painel do fundo do gabinete e espaçadores para segurar a placa-mãe no lugar. Também vai conectar alguns fios à placa-mãe.
A placa-mãe deve vir com um painel para os conectores traseiros. O gabinete já tem uma abertura para o painel, então basta colocá-lo ali e pressionar até escutar um clique. Agora você pode colocar a placa-mãe dentro do gabinete. Ela precisa ficar a uma certa distância do chassi para que nenhum conector encoste no gabinete. Para isto, basta colocar espaçadores, que também vêm com a placa-mãe.
Como uma placa-mãe é diferente da outra, é preciso colocar a placa no gabinete antes para ver os furos da placa que combinam com os furos do gabinete. Aí você pode tirar a placa-mãe lá de dentro outra vez, colocar os espaçadores e a placa-mãe sobre eles. Confira se a placa-mãe está alinhada ao painel e se os furos estão alinhados aos espaçadores.
Veja quais parafusos (devem vir com o gabinete) cabem nos espaçadores e parafuse a placa-mãe. Não aperte muito os parafusos – basta ficarem firmes. Cuidado ao colocar os parafusos. Se eles caírem dentro do gabinete, podem danificar as trilhas da placa-mãe.
Agora você pode instalar a fonte de alimentação no gabinete, caso ela não venha instalada. A fonte tem dois lados. O lado do ventilador fica virado para fora do gabinete e o lado dos fios, para dentro. Deslize a fonte pelo suporte e prenda com parafusos (o gabinete ou a fonte devem vir com os parafusos).
Conecte os cabos de força na placa-mãe. Há um cabo grande e outro pequeno e vai ser fácil achar o lugar onde cada um deles é encaixado.
Você ainda vai ter mais ou menos 15 cabos livres. Não se preocupe – o manual tem uma página que mostra exatamente onde vai cada um. Cada um deles tem uma etiqueta que corresponde a uma etiqueta na porta correta.
Instalando o HD, o CD-ROM e a placa de vídeo
Os últimos passos são instalar o HD e o CD-ROM. Alguns gabinetes vêm com um suporte removível com quatro arruelas de borracha, que se alinham a quatro furos no HD. Também vem com quatro parafusos apropriados para estas arruelas. Parafuse o HD no suporte e coloque o suporte de volta na gaveta dentro do gabinete. Se você estiver usando HDs IDE, não esqueça de colocar os jumpers na posição correta. Agora, conecte um dos cabos de força que saem da fonte ao HD. Se couber, é ele mesmo.
Agora instale os cabos. Um lado do cabo tem uma faixa vermelha, que marca o “pino 1”. Olhe na placa-mãe e insira o cabo no conector IDE marcado como “1”. Insira a outra ponta do cabo na parte de trás do HD. O HD está pronto.
Instale o drive de CD-ROM. Novamente, coloque os jumpers na posição correta. O drive se encaixa na frente do gabinete e pode ser que você precise tirar um dos painéis do gabinete para ele poder entrar. Deslize o drive para dentro e parafuse, tomando o cuidado de mantê-lo alinhado à frente do gabinete. Assim como no HD, você pode usar qualquer conector disponível da fonte. Você também vai usar um cabo que vem com o drive de CD-ROM para conectá-lo à placa-mãe (alinhe a faixa vermelha com o “pino 1”) e conecte a outra ponta no drive. Conecte também o cabo de áudio do drive de CD. É fácil achar o lugar na placa e no drive onde conectá-lo.
Se você for usar uma placa de vídeo off-board, chegou a hora de instalá-la. Nossa placa-mãe tem um slot de vídeo AGP, então compramos uma placa AGP. A placa-mãe tem somente um slot para placa de vídeo, então é fácil localizá-la (você também pode usar o manual). Alinhe a placa com o slot e empurre até ela entrar no lugar. Se a placa de vídeo tiver um conector de energia, conecte-a à fonte. Se a placa tiver ventiladores extras, não se esqueça de ligar os cabos de energia deles também.
Agora você já pode fechar o gabinete, conectar um monitor, teclado, mouse e as caixas de som. No próximo capítulo, falaremos sobre o que fazer depois de ligar o computador e quais passos seguir se ele não funcionar.
COMPARTILHAR
Nenhum Comentário