Como montar um computador

Ligando o computador e resolvendo problemas

Agora é a hora da verdade:
você vai ligar a máquina e ver se funciona.

Se houver uma chave atrás da fonte, veja se ela está ligada.

Também confira se a fonte está configurada para 110 ou 220 volts (algumas fontes fazem isto automaticamente, outras têm uma chave).

Aperte o botão de ligar na frente do gabinete.

Se tudo estiver certo, quatro coisas vão acontecer:

  • você vai escutar os ventiladores girarem;
  • você vai ouvir o HD funcionar;
  • luzes vão acender no gabinete;
  • você vai ver alguma coisa no monitor que indicará que a placa-mãe está funcionando.

Se você viu/escutou tudo isto, deu tudo certo. Você acabou de montar uma máquina que funciona. Usando o manual da placa-mãe você também pode entrar na BIOS e conferir se está tudo ok. Pode ser que você precise ajustar a data e hora na BIOS, mas provavelmente será só isso. O resto provavelmente será automático. Todos os drives serão reconhecidos e configurados automaticamente. As configurações-padrão da placa-mãe são o bastante.

O próximo passo é instalar o sistema operacional. E então você terá acabado de criar sua própria máquina. Parabéns!

Resolvendo problemas
E se depois de montar tudo o computador não funcionar? Esta é a única desvantagem de montar sua própria máquina. É difícil descrever o que se sente quando se liga a máquina e nada acontece, depois de horas montando a máquina e depois de ter gasto bastante dinheiro. Não ter resposta é muito frustrante.

Porém, nem tudo está perdido. Confira os itens a seguir:

  • A fonte de energia está bem presa e ligada (muitas fontes têm uma pequena chave atrás)? Experimente usar uma tomada diferente.
  • Você conectou a fonte à placa-mãe? Veja os detalhes no manual.
  • O botão de ligar no gabinete está conectado direito à placa-mãe? Se você ligou o botão nos pinos errados, o computador não vai ligar. Veja no manual da placa-mãe.
  • Os drives estão conectados corretamente à placa-mãe? Estão recebendo alimentação de energia?
  • Tire a placa de vídeo e insira-a novamente no slot. Se a placa-mãe tiver vídeo on-board, experimente tirar a placa de vídeo e ligar o computador usando o vídeo on-board.

Se você já conferiu todos estes itens e não deu certo, pode ser que:

  • A fonte de energia esteja com defeito.
  • O botão de ligar no gabinete não funcione.
  • Algo pode estar errado com a placa-mãe ou o processador.

O jeito mais fácil de descobrir onde está o problema é trocar as peças. Experimente colocar outra fonte. Troque a placa-mãe. Tente várias combinações.

Se mesmo assim não funcionar, você ainda tem algumas opções. Pode voltar à loja onde comprou as peças. Lá eles podem ajudá-lo a descobrir o problema (mas pode ser que cobrem por isso). Se venderam uma placa-mãe com defeito (o que é raro, mas possível), vão te ajudar. Você pode também pedir ajuda a alguém que tenha experiência em montar computadores. As possíveis causas para o problema podem ser uma peça com defeito ou mal contato em algum lugar e você vai descobrir onde é.

Agora que você viu como é simples montar seu computador, esperamos que você experimente. Você vai ter um computador que conhece como a palma da sua mão e será mais fácil fazer futuros upgrades. Você vai gastar menos e é muito divertido montá-lo. Então, da próxima vez  que precisar comprar um computador, monte você mesmo o seu!

COMPARTILHAR

Nenhum Comentário

Comentar