Como montar um servidor de arquivos e firewall com um PC velho

por Cauã Taborda
Lembra aquele desktop velho que está guardado no armário, que não foi doado ou vendido por ser lento?
Agradeça, pois ele ainda pode ser muito útil e facilitar a organização de seus arquivos e até ajudar a proteger sua rede.
Uma distribuição de Linux chamada de Coyote é uma das chaves para transformar um antigo K6, K6II ou Pentium 3 com pouca memória em um firewall de rede e/ou servidor de arquivos.
A vantagem é que o Coyote é um sistema super leve, que é carregado a partir de um disquete, com interface gerenciada pela web, com várias opções de configuração para rede e discos rígidos.
O primeiro passo será avaliar qual sua necessidade, se é um firewall de rede, um servidor de arquivos (que pode ser inclusive sem fio, basta acrescentar um roteador) ou ambos.
Depois de tomar essa decisão confira se o armazenamento da máquina é suficiente para atender às suas necessidades. Caso precise, e provavelmente vai precisar – lembre-se que estamos falando de um PC velhinho -, um disco rígido IDE de 160GB por exemplo pode ser encontrado por preços a partir de 190 reais (ou menos). Caso o PC PC tenha apenas uma placa de rede ethernet, você também precisará de uma adicional, já que uma será usada para conexão internet com seu modem ADSL e a outra será usada para a rede.
Propriedades dos adaptadores/placa de rede
Instale os novos componentes de hardware que desejar ainda no sistema operacional original da máquina.
Aproveite também (esse é um passo importante) para conferir se os drivers das placas de rede estão corretos.
Você vai precisar deles quando for configurar o Coyote.
Para fazer isso, o Painel de Controle e depois o Gerenciador de Dispositivos, conferir as propriedades dos Adaptadores de Rede; anote o nome dos drivers.
Agora é necessário configurar o disquete do Coyote, para isso um instalador para Windows (ou Linux) deve ser baixado, descompactado e executado.
Nesta etapa, você irá fornecer informações que serão salvas no disco do Coyote. Entre as etapas do assistente, está a identificação (drivers) das placas de rede instaladas.
Também é necessário informar endereços IP, dados para a conexão via PPoE (para conexões banda larga via modem ADSL, tipo ‘speedy’), roteador. Ao final dos passos de configuração o disquete será criado.
Servidor com PC velho
Reinicie o computador e acesse a configuração de BIOS (normalmente pressionando DEL (ou f10, F8, F2, etc) antes de o sistema operacional ser carregado) e confira a sequência de boot, colocando o Floppy (disquete) como primeira opção. Salve as alterações, insira o disquete no drive e reinicie a máquina. O Coyote deve ser carregado sem grandes problemas.
A tela inicial do Coyote mostra o endereço para acessar a interface de configuração via browser (algo como http://10.0.0.1:0100) e endereço IP da máquina.
Para configurar seu servidor Coyote, vá até outro PC conectado à mesma rede, abra um browser qualquer e digite o endereço fornecido.
A interface oferece diversas opções de uso do Coyote. Defina os discos que serão usados, se deseja ou não configurar o firewall, usar o PC como roteador da rede, etc.
O processo de configuração do PC e instalação Coyote pode demorar e com alguns pontos frustrantes para usuários mais inexperientes. Mas com alguns ajustes e um pouco de tempo, qualquer um consegue realizar a configuração sem problemas.
No site do BR-Linux você irá encontrar um tutorial detalhado, bem como informações a respeito da interface do Coyote.

COMPARTILHAR

Um Comentário

  1. daniel 20 de agosto, 2012

Comentar