por Cauã Taborda
Lembra aquele desktop velho que está guardado no armário, que não foi doado ou vendido por ser lento?
Agradeça, pois ele ainda pode ser muito útil e facilitar a organização de seus arquivos e até ajudar a proteger sua rede.
Uma distribuição de Linux chamada de Coyote é uma das chaves para transformar um antigo K6, K6II ou Pentium 3 com pouca memória em um firewall de rede e/ou servidor de arquivos.
A vantagem é que o Coyote é um sistema super leve, que é carregado a partir de um disquete, com interface gerenciada pela web, com várias opções de configuração para rede e discos rígidos.
O primeiro passo será avaliar qual sua necessidade, se é um firewall de rede, um servidor de arquivos (que pode ser inclusive sem fio, basta acrescentar um roteador) ou ambos.
Depois de tomar essa decisão confira se o armazenamento da máquina é suficiente para atender às suas necessidades. Caso precise, e provavelmente vai precisar – lembre-se que estamos falando de um PC velhinho -, um disco rígido IDE de 160GB por exemplo pode ser encontrado por preços a partir de 190 reais (ou menos). Caso o PC PC tenha apenas uma placa de rede ethernet, você também precisará de uma adicional, já que uma será usada para conexão internet com seu modem ADSL e a outra será usada para a rede.
Instale os novos componentes de hardware que desejar ainda no sistema operacional original da máquina.
Aproveite também (esse é um passo importante) para conferir se os drivers das placas de rede estão corretos.
Você vai precisar deles quando for configurar o Coyote.
Para fazer isso, o Painel de Controle e depois o Gerenciador de Dispositivos, conferir as propriedades dos Adaptadores de Rede; anote o nome dos drivers.
Agora é necessário configurar o disquete do Coyote, para isso um instalador para Windows (ou Linux) deve ser baixado, descompactado e executado.
Nesta etapa, você irá fornecer informações que serão salvas no disco do Coyote. Entre as etapas do assistente, está a identificação (drivers) das placas de rede instaladas.
Também é necessário informar endereços IP, dados para a conexão via PPoE (para conexões banda larga via modem ADSL, tipo ‘speedy’), roteador. Ao final dos passos de configuração o disquete será criado.
Reinicie o computador e acesse a configuração de BIOS (normalmente pressionando DEL (ou f10, F8, F2, etc) antes de o sistema operacional ser carregado) e confira a sequência de boot, colocando o Floppy (disquete) como primeira opção. Salve as alterações, insira o disquete no drive e reinicie a máquina. O Coyote deve ser carregado sem grandes problemas.
A tela inicial do Coyote mostra o endereço para acessar a interface de configuração via browser (algo como http://10.0.0.1:0100) e endereço IP da máquina.
Para configurar seu servidor Coyote, vá até outro PC conectado à mesma rede, abra um browser qualquer e digite o endereço fornecido.
A interface oferece diversas opções de uso do Coyote. Defina os discos que serão usados, se deseja ou não configurar o firewall, usar o PC como roteador da rede, etc.
O processo de configuração do PC e instalação Coyote pode demorar e com alguns pontos frustrantes para usuários mais inexperientes. Mas com alguns ajustes e um pouco de tempo, qualquer um consegue realizar a configuração sem problemas.
No site do BR-Linux você irá encontrar um tutorial detalhado, bem como informações a respeito da interface do Coyote.
ola e o seguinte eu possuo 3 computadores ligado a um roteador 3g .
sendo que eu quero transformar um dos pc’s em firewall, e minha duvida e quanto o firewaal e o dhpc do roteador 3g terei que desativar ?
pois eu acesso a internet pelo roteador 3g .e esse roteador possui 4 portas . e minha ideia era a seguinta inves de eu colocar duas placas de redes eu colacaria uma. e para compartilhar a internet e o firewall colocaria os outros dois pc ligado a duas portas do roteador ,seria possivel isso ?