Uma coisa é certa: todos as telas LCD oferecem algum grau de input lag. Assim, o que precisamos fazer é encontrar meios que possibilitem diminur o tempo a ponto de que nossa visão não seja capaz de percebêr-lo.
Em primeiro lugar, verifique se a sua TV ou monitor tem a configuração de modo de jogo. Basicamente, ele desliga as rotinas de pós-processamento da imagem – você irá perder um pouco da qualidade da imagem exibida.
A seguir, desligue outras opções de processamento de vídeo. Cada fabricante identifica suas características com siglas diferentes, como DRE ou 3DNR.
Se você utiliza a entrada HDMI ou DVI, tente voltar para a VGA. Como o sinal VGA é mais simples, não haverá pós-processamento de imagem como as entradas de alta-definição.
Ajustes desse tipo afetam a qualidade final da imagem, mas não que seja tão significativo.
Finalmente, algumas aplicações e jogos têm as suas próprias opções de calibragem de latência (tempo de resposta). Os populares Rock Band e Guitar Hero, por exemplo, incluem funções de calibragem de atraso para auxiiar no ajuste do tempo e minimizar a defasagem. Não existe um padrão para isso e você terá de fazer ajustes e testar o resultado até encontrar a combinação que mais se adapte às suas necessidades.
Nota: na hora da compra, um dos itens descritos na caixa é o tempo de resposta, medido em milissegundos. Acontece que esta informação corresponde ao tempo necessário para um pixel mudar de cor e não ao input lag. Mesmos assim, um tempo de resposta alto causa o efeito fantasma ou rastro em imagens de ação. O ideal é encontrar monitores e TVs com tempo de resposta de 5 milissegundos ou menor.
Na prática, a melhor e mais simples forma de conduzir sua pesquisa pelo tela LCD com menor input lag é solicitar um teste comparativo ante da compra, ainda na loja. Caso isso não for possível, negocie com o vendedor um acordo para trocar ou devolução do produto caso suas características estejam abaixo do que você precisa.
Outra dica útil é testar o equipamento nos show rooms do fabricantes. Depois de escolher o modelo (por loja online ou física), ligue para o fabricante ou procure no site locais onde os esquipamentos estão em exibição, em pleno funcionamento. Lá, você irá encontrar profissionais preparados para responder perguntas mais complexas, coisa que em lojas de departamente em geral não acontece.
COMPARTILHAR
Nenhum Comentário