Como ser um gerente melhor

A capacidade de gerenciar pessoas é uma das principais qualidades de um empreendedor.

Isso engloba habilidades tais como identificar qualidades nas pessoas, saber delegar tarefas, supervisionar o trabalho de uma equipe e contribuir para o crescimento e desenvolvimento profissional dos colaboradores.

E tudo isso com humildade e humanismo.

Separamos dez dicas para fazer de você um gerente de sucesso. Confira a seguir.

Para ser um bom gerente

1- Selecione os melhores
Você é tão bom quanto as pessoas que formam a equipe ao seu redor. Quando você sabe escolher as melhores pessoas, seu trabalho ficará muito mais fácil de ser bem feito.

2- Saiba motivar as pessoas
Um gerente motivado contagia os funcionários e, assim,  garante mais produtividade.
Alberto Ferreira, da SAP: trabalhando no limite entre a carreira e a vida familiar

3- Construa equipes
As melhores pessoas e muita motivação ainda não são garantia de bom trabalho. É preciso que elas trabalhem juntas como uma equipe em prol de um objetivo comum.

4- Seja um líder
Por mais competentes que sejam, as pessoas precisam de direção. Saiba exatamente onde você quer levar a sua equipe.

5- Melhore a sua comunicação
Para Alencar, essa é a habilidade mais importante que um gerente deve ter. Todas as outras tarefas desempenhadas por um gerente dependem de uma boa comunicação. Isso pode ser melhorado com a prática.

6- Gerencie bem o seu dinheiro
É muito importante que o gerente saiba controlar bem o dinheiro e consiga gastar menos do que recebe.

7- Gerencie bem o tempo
Um gerente tem que saber lidar com a falta de tempo. Evite derperdiçar seu tempo com tarefas que não exijam sua presença. Concentre a sua energia somente naquilo que vai ajudá-lo a crescer.

8- Seja uma pessoa melhor
Não se esqueça de que você também precisa de ajuda. Saiba identificar seus pontos fracos e peça orientação quando for preciso.

9- Pratique a liderança ética
As pessoas só seguem aqueles (as) que exercem a liderança ética. Isso significa ser consistente em suas ações e não mudar de opinião facilmente. Não seja uma pessoa em um dia e outra completamente diferente no outro.

10- Descanse
Seja tão competente quanto você é na direção de sua equipe também na hora de descansar. É fundamental recarregar as baterias.

COMPARTILHAR

Comentar