O Governo Federal anunciou que incluirá computadores portáteis em seu projeto de inclusão digital “Computador para Todos”.
Atualmente, o programa oferece linhas de crédito subsidiadas para a compra de desktops. A idéia é incluir, a partir do início de 2007, notebooks neste programa. O anúncio foi feito em Brasília, pelo coordenador do projeto, Cézar Alvarez.
Atualmente, o BNDES oferece linhas de crédito ao varejo para vender PCs homologados pelo programa. Para ser homologado, o computador deve ter uma distribuição Linux e um conjunto mínimo de aplicativos não proprietários, além de atender a configurações mínimas de hardware e máxima de preço.
Os mesmos critérios serão válidos para a inclusão de notebooks no programa. De acordo com a Agência Brasil, o Governo não definiu qual será o preço máximo para os laptops incluídos no programa.
O Governo vai revisar, ainda em 2007, a configuração mínima de desktops que participam do programa. O objetivo é “atualizar” a tabela de homologação de PCs, exigindo máquinas mais potentes.
COMPARTILHAR