Enquanto você atualiza o firmware, dê uma olhada em alguns parâmetros-chave. Em primeiro lugar, a velocidade máxima permitida (nos dois sentidos de fluxo) deve coincidir com o plano de serviço contratado.
Se não for o caso, seu provedor não configurou o serviço adequadamente. Entre em contato por telefone e peça para que façam o reparo remotamente.
Em segundo lugar, procure saber a proporção signal-to-noise (ou margem SN) e a atenuação de linha, ambos medidos em decibéis (dB).
Quanto mais baixa a proporção signal-to-noise, maior a interferência que você terá, e maior o número de pacotes de dados que precisarão ser reenviados devido a falhas na primeira tentativa.
Por isso, uma linha com muito ruído pode cortar drasticamente o fluxo. A atenuação de linha mede a queda em voltagem em função de compartilhamento de sinal (principalmente para modems a cabo) e com muito uso de cabo ou fios velhos. Perdas excessivas de sinal causam uma queda no fluxo de dados.
Para modems xDSL, qualquer coisa acima de cerca de 50 dB de atenuação de linha é ruim, e entre 20 e 30 dB é excelente. Para proporção de signal-to-noise, de 7 a 10 dB não é grande coisa, e entre 20 e 28 dB é excelente.
Repare que os níveis aceitáveis podem variar dependendo do seu serviço e tipo de modem (conexões mais rápidas precisam ser mais limpas). Assim, confirme com seu fornecedor DSL para ver quais números você deve atingir.