A metáfora do “amplificador” para explicar novos conceitos
Existem algumas interferências, ou seja, várias empresas utilizando-se do mesmo “amplificador” para alcançar os clientes.
Isto significa que a voz de sua empresa ou sua forma de expressão tem que ser transmitida alta e claramente para se sobressair à dos concorrentes, que muitas vezes estão investindo mais dinheiro e acabam por chegar a um número maior de clientes e também com maior freqüência. Conhecer bem o público-alvo nesta fase é fundamental para que o volume de investimento possa impactá-los de forma eficiente e positiva, ou seja, você pode comprar um “amplificador” só para você, o que custa caro, mas definitivamente será mais eficiente.
Um plano de comunicação eficiente deve cercar o público-alvo, ou seja, devem-se mapear com maior precisão possível os pontos de contato com este público para garantir afinidade e priorizar os investimentos no mix de comunicação evitando dispersão.
Focar em táticas que tenham maior afinidade com o público-alvo e menor dispersão é fundamental para eficiência do plano.
O próximo passo é definir o conjunto de atividades que serão destinadas de forma equilibrada a cada um dos três pilares:
- construção da marca
- geração de demanda
- desenvolvimento dos canais de vendas
e assim decidir quanto investir em cada um destes três pilares conforme as prioridades de sua empresa. Esta é a integração completa entre programas de marketing e vendas. Sua empresa deve ter o objetivo de construir sua marca e gerar demanda para desenvolver seu canal de vendas.
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